Cuiabá, sábado, 27/04/2024
00:53:53
informe o texto

Notícias / Política

12/05/2021 às 14:40

Vereadores constatam mais de 50m² de medicamentos vencidos em centro de distribuição

Os membros da CPI dos Medicamentos estiveram no local de onde surgiu a denúncia e foram acompanhados de técnicos da prefeitura

Paulo Henrique Fanaia

Vereadores constatam mais de 50m² de medicamentos vencidos em centro de distribuição

Foto: Paulo Henrique Fanaia

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os medicamentos vencidos iniciou os trabalhos nesta quarta-feira (12) com uma vistoria no  Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) e constaram uma grande quantidade de remédios fora do prazo de validade. 

Por quase duas horas, os vereadores vistoriaram o local e foram acompanhados de técnicos da prefeitura que puderam explicar os procedimentos adotado no local e conhecer mais como é feito o estoque e distribuição dos medicamentos. A ação foi realizada pelos membros da CPI, vereadores Lilo Pinheiro  (PDT) (presidente), Marcos Brito Júnior (PV) (relator) e tenente-coronel Marcos Paccola (Cidadania) (membro da comissão).
 
Paccola, inclusive, foi um dos vereadores que participou da fiscalização realizada ainda em abril que resultou na denúncia sobre os medicamentos vencidos. Questionado sobre a quantidade de remédios fora do prazo de validade, o parlamentar disse existir duas gondolas de aproximadamente 50m² com caixas de medicamentos vencidos, além de um espaço destinado ao barracão de patrimônio. 

Sobre alguma mudança desde a primeira fiscalização, o vereador notou apenas uma uma movimentação maior por conta da controladoria do município que isolou a área de conferência do sistema físico.
 
Paccola, porém, adiantou que ainda não se tem um número exato dos medicamentos desperdiçados, mas a quantia salta aos olhos. “Essa apuração imparcial é importante para vermos a quantidade de medicamentos existentes. Muitos outros esclarecimentos foram trazidos que vão trazer à luz a investigação".

Brito, relator da CPI, adiantou que pretende fazer um relatório conjunto com os demais membros para dar mais seriedade e transparência. Ele revelou também que já foram convocados especialistas da área para auxiliar o trabalho dos parlamentares.

"Os vereadores vão participar de forma ativa, vamos convidar a todos, mesmo não sendo membros, para participar deste projeto, porque precisa ter início, meio e fim e a sociedade precisa dessa resposta", declarou. 
 
A vistoria começou às 9h e terminou por volta das 11h30. Estiveram no local, além dos vereadores membros da comissão, a secretária de Saúde do município, Ozenira Félix, e o coordenador técnico do CDMIC, o ex-vereador Orivaldo da Farmácia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet