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14/05/2021 às 19:56

Câmara debate mudança de VLT para BRT em audiência pública

Discussão reuniu os poderes Legislativos e Executivos de Cuiabá e Várzea Grande

Leiagora

Câmara debate mudança de VLT para BRT em audiência pública

Foto: Assessoria

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) a Audiência Pública Integrada para tratar sobre a mudança do modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Ônibus de Transporte Rápido (BRT), na Câmara de Cuiabá. A discussão reuniu os poderes Legislativos e Executivos de Cuiabá e Várzea Grande e ainda entidades envolvidas no financiamento e execução da obra.

O presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), reiterou que o Legislativo cuiabano, bem como a população, deveriam ter sido ouvidos no processo de mudança do modal. “Quando assumi a presidência desta Casa solicitei uma audiência com o governador Mauro Mendes para tratar sobre o assunto, mas a audiência foi marcada quatro meses depois. Queremos mais informações da mudança do VLT para o BRT”, cobrou.

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Outro vereador que também se posicionou foi Renivaldo Nascimento (PSDB) que fez uma reflexão sobre os valores já utilizados na obra. Para ele, é impensável ignorar os recursos da ordem de mais de R$ 1 bilhão já executados.

Diante dessa discussão, o representante da Prefeitura de Várzea Grande, salientou que “a realidade do município mudou e o VLT já não atende à demanda da população da cidade”, em razão disso, o prefeito Kalil Baracat anunciou que a Cidade Industrial não tem interesse pela continuidade do projeto VLT.

O representante do governo do Estado, Rafael Detoni, disse que pouco mais de 50% da obra do VLT já foram executados. “O Centro de Controle Operacional também é necessário e aproveitável para operação de ônibus, tem casos no Brasil. As trincheiras, viadutos, os alargamentos de pistas que já foram executados são muitos plausíveis de aproveitamento na solução para BRT, nem o VLT tem 100% do projeto executivo para ser mais exato nós temos 59% dos projetos executivos do VLT entregues e aprovados, pouco mais da metade, e ainda assim a obra foi iniciada porque ela foi contratada por meio de um regime diferencial de contratação, não estamos falando de 8.666, se fosse contratado na Lei 8.666 a gente precisava de projeto básico e projeto executivo, mas não é o caso”, explicou.

O autor do requerimento pela audiência, vereador Sargento Vidal (PROS) reforçou que os políticos vão, talvez, andar de VLT quando da sua inauguração, por isso, é imprescindível ouvir a população da cidade.

Também participaram da audiência pública os vereadores Demilson Nogueira (PP), Dídimo Vovô (PSB), Dilemário Alencar (Podemos), Diego Guimarães (Cidadania), e de Várzea Grande, Bruno Lins Rios e Carlinhos Figueiredo (PRB) e também Valdir Amaro da Silva, Dito Labamba (ex-vereador), Daniella Patrícia de Arruda Campos, Eldemir Pereira de Oliveira, Walter Arruda (ex-vereador) e Rosilene Garcia de Souza, representando entidades da sociedade.

Participaram do debate, realizado de forma híbrida, com participações via internet e presencialmente no Plenário, representantes das várias esferas de poder envolvidas na questão, como: o secretário-geral da Associação Latino-Americana (ALAF/Brasil) e ex-secretário Nacional de Mobilidade, Jean Carlos Pejo representou o Governo Estadual, arquiteto urbanista lotado na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), Rafael Detoni Moraes e o procurador do Estado, Wilmer Prado a Prefeitura de Cuiabá foi representada por Juares Silveira Samaniego, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob) Enodes Soares Ferreira, representou a Prefeitura de Várzea Grande   Leonel Silverio, representando Câmara do Município.

 
Com informações da assessoria
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