Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
00:17:52
informe o texto

Notícias / Geral

20/05/2021 às 11:06

Estado envia 4,3 mil doses para ‘socorro’ a Cuiabá, mas faz resolução contra novos prioritários

Secretário Gilberto Figueiredo afirmou que vacinação "extra" fez Cuiabá perder o controle de doses e quer proibir novos grupos

Camilla Zeni

Estado envia 4,3 mil doses para ‘socorro’ a Cuiabá, mas faz resolução contra novos prioritários

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) de Mato Grosso vai atender a um pedido de “socorro” do município de Cuiabá e enviar 4,3 mil doses de Coronavac para serem aplicadas como segunda dose na população. Entretanto, uma resolução contra a inclusão de novos grupos prioritários foi baixada. 

A informação foi revelada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista à Capital FM nesta quinta-feira (20). Segundo ele, que é presidente da CIB, a resolução vai ser encaminhada para todos os municípios.

“A nossa resolução vai ser publicada hoje. A gente vai socorrer o município de Cuiabá para que ele possa equalizar essa diferença, mas ele também já foi devidamente alertado para cumprir fielmente o que está estabelecido no Plano Nacional de Imunização, não adiantando vacinação de públicos que, nesse momento, não estejam elencados como prioridade”, informou Gilberto. 

O gestor não descartou a possibilidade de que o município tenha sofrido perdas técnicas, como afirmou a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix. Entretanto, afirmou que o caso precisa ser melhor justificado à CIB. 

Gilberto também acredita que o fato de pessoas não previstas no Plano Nacional de Imunização terem sido incluídos para a vacinação foi um dos fatores que geraram a falta de doses na Capital.

“Há sempre uma necessidade de se ter um controle mais rígido, para que não se perca e não aconteça o que está acontecendo hoje, que muitas pessoas que já precisariam de ter tomado a segunda dose ainda não conseguiram pela falha no nosso planejamento. Esses fatores ligados à perda técnica são previsíveis, mas temos outras condicionantes que estão concorrendo para que esse número de Cuiabá, que ficou faltando segunda dose, fosse um número tão significativo”, afirmou o secretário.

O pedido de pelo menos 4,2 mil doses foi feito pela secretária Ozenira Félix depois que o município identificou falha na campanha de vacinação da Capital. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, pelo menos 2,5 mil pessoas que moram no interior do Estado teriam tomado a segunda dose em Cuiabá. 

Em relação ao caso, Ozenira informou que uma sindicância foi aberta para apurar se foi apenas falha dos trabalhadores da campanha ou se houve fraude por parte dos moradores do interior. O Ministério Público também já teria sido acionado sobre o caso.

Acompanhe o assunto:

 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet