Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
12:54:55
informe o texto

Notícias / Política

23/05/2021 às 13:02

Proposta para Brasil produzir até 400 milhões de doses de vacina anti-covid avança

Wellington Fagundes, relator da CT da Covid-19, ficou otimista após visita à planta industrial da empresa Ourofino, no interior de São Paulo

Leiagora

Proposta para Brasil produzir até 400 milhões de doses de vacina anti-covid avança

Foto: Divulgação

A proposta do senador Wellington Fagundes (PL), relator da Comissão Temporária da Covid-19, para tornar o Brasil autossuficiente na produção de vacinas contra a covid em laboratórios de saúde animal, avançou na sexta-feira (21). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e de Governo, Flávia Arruda, acompanhados de representantes de vários órgãos e entidades, visitaram as instalações da indústria Ourofino, em Cravinhos, na região metropolitana de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Queiroga confirmou que a planta tem tecnologia altamente avançada. "Hoje, buscamos aqui conhecer melhor as instalações da empresa e verificar a possibilidade em um curto prazo, temos vacinas contra a covid-19 produzindo nesse parque" – afirmou o ministro.  A indústria visitada é uma das que operam com nível máximo de biossegurança estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Leia também - Proposta da previdência não agrada, mas deve ser aprovada pelos parlamentares na AL

“Estamos otimistas, em busca de soluções e trabalhando nesse sentido porque o Brasil precisa e tem condições de produzir vacinas aqui mesmo, em quantidade suficiente para atender toda a população brasileira. Também podemos ajudar os demais países da América Latina” – frisou Wellington Fagundes, que articula a proposta.

Ainda não há um prazo para que os laboratórios que produzem insumos de saúde animal possam começar a fabricar vacinas anti-covid. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já iniciou as visitas técnicas aos laboratórios. O senador Wellington ressaltou que a iniciativa vem sendo feita por etapas e a principal delas diz respeito à transferência de tecnologia para que essas indústrias possam produzir o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).

Conforme o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), havendo autorização e transferência de tecnologia, o setor pode produzir mais de 400 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

Além da planta industrial da Ourofino, há mais três laboratórios em condições de produzirem vacinas para imunização da população contra o novo coronavírus. São eles: A Merck Sharp & Dohme, em Valinhos (SP) e Ceva Saúde Animal, em Juatuba (MG).

Outra etapa de trabalho para fazer o Brasil produzir vacinas é a aprovação do Projeto de Lei 1353/2021 pela Câmara dos Deputados. O projeto do senador Wellington, já aprovado pelo Senado, autoriza o uso das plantas industriais e determina que, para desempenhar a atividade, as empresas dependerão do aval da Anvisa e também estarão sob fiscalização do órgão.

A ministra Flávia Arruda assegurou que há entendimentos para que o PL seja votado na próxima semana pelos deputados federais. “A aprovação na Câmara dos Deputados vai permitir com que outras plantas abram essa possibilidade", disse Arruda, ao final da inspeção.  

Vacina Própria

A Comissão Temporária da Covid-19 vai promover uma audiência pública remota, nesta segunda-feira (24), às 10h (horário de Brasília), para ouvir o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A audiência tem o objetivo de discutir o impacto do corte no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia sobre as pesquisas em andamento no país.

A pasta teve R$ 272 milhões bloqueados no Orçamento de 2021. O encontro virtual também vai permitir atualizar as informações sobre investimentos em pesquisa e tecnologia para alternativas de vacinação contra a covid-19. A audiência foi solicitada pelo relator da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT).
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet