Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
11:41:45
informe o texto

Notícias / Geral

26/05/2021 às 15:51

Pronto atendimentos não dispõem de meios para declaração de comorbidade, afirma Sindimed

O sindicato diz que vários pacientes tem causado constrangimentos à classe médica ao exigirem a declaração

Leiagora

Pronto atendimentos não dispõem de meios para declaração de comorbidade, afirma Sindimed

Foto: Gustavo Duarte

Muitas pessoas estão indo aos pronto-atendimentos da Capital para conseguir a declaração de comorbidades, exigida pela Prefeitura de Cuiabá, para se vacinar contra a covid-19, afirma o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT).

Nesses postos de atendimentos, os médicos não dispõem de todas as informações necessárias para definir se o caso do paciente em questão se encaixa nas exigências do governo. A conduta tem sido o encaminhamento para os serviços ambulatoriais, onde o médico assistente que faz o acompanhamento dessas pessoas, possa fornecer o documento. 

Isso tem gerado o descontentamento dos pacientes e vem causando constrangimento aos médicos.

Nos ambulatórios, os problemas continuam, uma vez que os pacientes agendam primeiro a data da vacina para depois adquirir a declaração de comorbidades, forçando encaixes nas agendas já lotadas nos consultórios médicos. Há ainda pacientes que procuram um médico no ambulatório, que nunca teve contato com o paciente, e exigem o carimbo e a assinatura no documento.

O preenchimento da declaração tem várias restrições, pois não basta ter determinada doença. É necessário preencher critérios bastante restritivos. As maiores dificuldades encontradas pelos médicos, são nos casos dos pacientes hipertensos que não preenchem os critérios exigidos no documento fornecido pela Prefeitura de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet