Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
00:02:18
informe o texto

Notícias / Judiciário

27/05/2021 às 08:10

Ministério Público investiga esquema de mensalinho na Assembleia Legislativa

Promotora pediu novos documentos para a Assembleia e decretou sigilo na investigação

Camilla Zeni

Ministério Público investiga esquema de mensalinho na Assembleia Legislativa

Foto: ALMT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) abriu uma nova investigação para apurar o esquema de pagamento de propina, conhecido como "mensalinho", no âmbito da Assembleia Legislativa. 

A abertura do inquérito é assinada pela promotora Lindinalva Rodrigues, do Núcleo da Defesa da Probidade Administrativa e Patrimônio Público, com base na delação do ex-presidente da Assembleia, José Geraldo Riva. 

De acordo com o documento, a investigação gira em torno do pregão presencial de registro de preço nº 18/2013, lançado pela Assembleia para a contratação de serviços gráficos. 

Caso semelhante já foi identificado no esquema conhecido como "máfia das gráficas". Segundo José Riva, a Assembleia promovia as licitações para contratação das empresas e combinava de receber cerca de 70% do valor pago de volta. O montante era dividido e usado para sustentar os esquemas de mensalinho. 

Dessa vez, o Ministério Pública foca os trabalhos de investigação na Assembleia Legislativa, para aputar possíveis ilegalidades, nulidades ou atos de improbidade administrativa e dano ao erário. 

A promotora pediu que a Assembleia envie cópia integral do progreção investigado, desde a fase interna até sua homologação e celebração de contratos, cópia de todos os documentos decorrentes do pregão, e cópia de todos os processos de liquidação de despesas decorrentes desse contrato celebrado pelo pregão e a ta de registro de preço. 

Entre os documentos, a Assembleia deve enviar empenho, notas fiscais, atestados de recebimento de serviços ou material, notas de liquidação e ordens bancárias ou quaisquer outras formas de pagamento. 
A promotora também decretou sigilo na investigação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet