Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:16:51
informe o texto

Notícias / Geral

27/05/2021 às 18:32

Cerca de 200 pessoas ainda não receberam a 2ª dose da Coronavac em Cuiabá

Número foi repassado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que afirmou que reunirá com a Secretaria de Saúde para entender a situação

Da Redação - Camilla Zeni / Da Reportagem Local - Eduarda Fernandes

Cerca de 200 pessoas ainda não receberam a 2ª dose da Coronavac em Cuiabá

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), revelou nesta quinta-feira (27) que cerca de 200 pessoas teriam ficado sem receber a segunda dose da vacina Coronavac, contra o novo coronavírus, mesmo depois que a Capital recebeu um “socorro” do governo estadual. 

No dia 17 de maio, logo após Cuiabá ter sido apontada como exemplo de vacinação por ter reservado as segundas doses de imunizantes para serem aplicadas na população, a Capital anunciou a suspensão da aplicação da Coronavac por falta de doses. Na época, o município apontou que 2,5 mil pessoas do interior de Mato Grosso teriam se vacinado irregularmente na Capital. 

Para atender ao município, a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) enviou 4,3 mil doses da reserva técnica no dia 20. Contudo, no dia 24 a vacinação foi mais uma vez interrompida pela mesma justificativa. 

De acordo com Emanuel, teria havido falha no levantamento de quantas pessoas precisariam da segunda dose enviada da reserva técnica do estado. Por isso, um grupo pequeno ficou sem o imunizante. 

“Me parece que foi um erro de cálculo de 150 a 200 doses, algo em torno disso, mas, assim mesmo, a comunicação precisa se aperfeiçoar mais. Já falei com a minha secretária Ozenira [Félix], e quero cobrar da equipe toda esse comprometimento, porque a sociedade vive num nível de ansiedade muito grande. Todos querem se vacinar, todos precisam, então as informações precisam ser fidedignas”, comentou o gestor. 

Segundo Emanuel, uma reunião com a equipe da campanha de vacinação deve ser feita na segunda-feira (31) para entender o real panorama da situação e evitar que novos erros se repitam. 

“Ah, 150, 200 doses são muito pouco perto das 4 mil? são, mas são 200 pessoas que estavam na fila, que não foram vacinadas, ficam sem saber e num desespero. Então, eu não quero mais isso. Os detalhes fazem a diferença e eu não quero mais”, completou. 

Emanuel afirmou que vai buscar, mais uma vez, junto ao Estado o auxílio para garantir a vacinação desse público. Entretanto, como a Secretaria de Estado de Saúde já afirmou que não tem mais doses na reserva técnica, a Prefeitura vai oficiar o Ministério da Saúde. 

Críticas à vacinação

Desde que Cuiabá começou a apresentar falta de doses, ou seja, falha na campanha de vacinação, o município tem sido alvo de duras críticas do governo estadual. Para o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, um dos principais motivos para a falta de imunizantes é a inclusão de novos grupos prioritários, que não estavam previstos no Plano Nacional de Imunização. 

Na semana passada, Gilberto chegou a afirmar que os gestores que tomassem a medida podem responder criminalmente pelo desvio de doses, e que acionaria o Ministério Público. 

Saiba mais
Gilberto diz que criação de grupos paralelos é improbidade e vai notificar MPs
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet