Cuiabá, terça-feira, 21/09/2021
08:19:48
informe o texto

Notícias / Tecnologia

27/01/2021 às 13:13

Plataforma digital disponibilizará acesso ao acervo histórico de Mato Grosso

Projeto proposto pela historiadora Elizabeth Madureira disponibilizará ao público acesso inédito aos arquivos de famílias da Casa Barão

Entretê

Plataforma digital disponibilizará acesso ao acervo histórico de Mato Grosso

Foto: Divulgação

Disponibilizar acesso completo aos acervos pessoais das famílias que constituem a história de Mato Grosso é o objetivo do projeto Plataforma Digital dos acervos das Famílias da Casa Barão de Melgaço, proposto pela historiadora Elizabeth Madureira Siqueira e aprovado pela Lei Aldir Blanc; SECEL-MT.

Inicialmente, o projeto se concentra em duas famílias: a família Mendonça, de Estevão e Rubens de Mendonça, e a família Rodrigues, de Firmo e Dunga Rodrigues.

"A plataforma irá disponibilizar, na íntegra, documentos pessoais, documentos de família, produção intelectual inédita e publicada em livros, jornais e revistas, assim como será disponibilizado o conjunto de fotografias e de documentos guardados pelos titulares e acumulados pelos familiares", explica Elizabeth.

O objetivo do trabalho é o de democratizar a informação no que diz respeito à preservação da memória histórica de Mato Grosso. No que se refere ao ineditismo da documentação a ser acessível na integra, até hoje ela se encontrava restrita ao Arquivo da Casa Barão de Melgaço.

Com a finalização da Plataforma, o precioso acervo será disponibilizado gratuitamente nas redes digitais, possibilitando o acesso na íntegra.

O projeto também tenciona tornar mais conhecida a trajetória de Mato Grosso através dos esforços de seus intelectuais. Naturalmente, muitas dissertações e teses serão realizadas sobre o contexto regional, e em menor tempo, uma vez que o conjunto documental já se apresentará à disposição dos pesquisadores, atraindo também novos públicos.

A idealizadora destaca o cuidado com as imagens e revisão, uma vez que deverá existir precisão na organização dos catálogos e sua perfeita sintonia com as imagens, que serão disponibilizadas em formato de arquivo PDF.

"As imagens estão sendo melhoradas em termos de resolução, a fim de que possamos disponibilizar acesso a um produto de qualidade", afirma Madureira.

Este trabalho de digitalização só se tornou possível com a aquisição de um moderno equipamento de digitalização utilizado durante as atividades do ponto de cultura Casa Barão. Com novos equipamentos, a capacidade do projeto poderá ser ampliada.

A plataforma digital exige um esforço na estruturação e modelagem, que envolve o diálogo entre design gráfico e desenvolvimento web, visando tornar o sistema atrativo, intuitivo e eficiente aos pesquisadores.

"A Plataforma Digital será um primeiro passo rumo à disponibilização, em futuro próximo, do rico potencial acumulado pelo Arquivo da Casa Barão de Melgaço ao longo de mais de um século", finaliza a proponente e coordenadora da ação.

O projeto foi contemplado no edital MT Criativo, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso com cronograma prevendo a conclusão em abril, quando será possível  conhecer, na íntegra, a rica documentação das duas tradicionais Famílias de Mato Grosso.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet