Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
10:32:29
informe o texto

Notícias / Cinema

06/04/2021 às 09:57

Cinemato: Festival de Cinema de Cuiabá é adiado para maio

Sétima arte invade Cuiabá com Festival de Cinema e Vídeo; evento online ocorrerá entre os dias 10 e 15 de maio de 2021.

Alexandra Lopes

Cinemato: Festival de Cinema de Cuiabá é adiado para maio

Vencedores da 19ª edição do Cinemato

Foto: Foto por: Divulgação


A 20ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato - tem nova data de realização. O evento que começaria nesta quarta-feira (7), agora, ocorrerá entre os dias 10 e 15 de maio de 2021.

A organização do evento levou em consideração as medidas de segurança contra o contagio e combate ao vírus da Covid-19 impostas no Decreto Estadual 874/2021. “ Visando a segurança da equipe técnica responsável pelas transmissões, a organização entende que neste momento, o ideal é acatar a principal orientação das organizações de saúde, o isolamento social”, diz trecho de nota encaminhada à imprensa.

O Festival teve um total de 153 filmes inscritos, boa parte deles lançados em 2020. Cerca de dez curtas-metragens foram selecionados e irão concorrer em seis mostras e serão exibidos em salas virtuais.


Programação

Com o tema 'Conexões e Circulações Audiovisuais', o festival Cinemato terá ainda seminário homônimo, oficinas de formação e capacitação, debates com os realizadores dos filmes.

De volta também está duas mostras especiais que visam a democratização do acesso ao cinema e formação de plateia, algumas das principais diretrizes do festival. No caso, a Cinema Paradiso– com sessões em instituições como penitenciárias e unidades de saúde–e a Cinema Escola, respectivamente.

Além das Mostras de Longas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Brasileiros, a plateia vai conferir títulos especialíssimos na Mostra de Filmes do Centro-Oeste e de produções que contam com assinatura de realizadores mato-grossenses, em mostra de filmes e outra, de séries.

Retomada

O Cinemato volta à cena com incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado em edital realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

O secretário de Estado, Beto Machado, diz que o festival soma em caráter de relevância em meio às centenas de propostas fomentadas pelo auxílio emergencial.

“Ficamos muito contentes em ver um projeto como este, sendo retomado durante nossa gestão, pois reconhecemos o valor do Cinemato para a população de Mato Grosso. Além de contemplá-la com o acesso a produções atuais do Cinema produzido no Brasil, também prestigia realizadores de nosso Estado”, destacou.

A edição 2021 conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa Mato Grosso via Assembleia Social, da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Laboratório de Comunicação e Cultura – A Lente e Inca – Inclusão, Cidadania e Ação.

Com informações da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet