Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:27:22
informe o texto

Notícias / Patrimônio

14/04/2021 às 11:06

Restauração da Casa de Bem-Bem deve iniciar na próxima semana

A previsão de entrega é de seis meses e o custo da obra é de R$ 1,12 milhão

Túlio Paniago

Restauração da Casa de Bem-Bem deve iniciar na próxima semana

Foto: Divulgação

Um dos casarões coloniais mais tradicionais de Cuiabá, a popular Casa de Bem-Bem, passa por uma situação delicada nos últimos anos. Após sofrer dois desabamentos parciais em um curto intervalo de tempo, em 2017 e 2018, sua estrutura ficou muito comprometida. A boa notícia é que, nesta terça-feira (13.04), foi assinada a Ordem de Serviço para reconstrução e restauração do imóvel.A previsão de entrega é de seis meses, com data de início programado já para a próxima semana.

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal Carlina Jacob assinaram o documento. A contratada para execução da obra é a Archaios Engenharia, Consultoria, Projetos e Restauração Ltda. Durante processo de licitação, esta foi a única empresa habilitada para apresentar proposta. O valor apresentado na ocasião foi de R$ 1.126.226,65.
“Essa obra tem um grande investimento cultural, emocional, humano, social e histórico, pois resgata os valores e os costumes da população cuiabana”, declarou o prefeito.

Construído na primeira metade do século XIX, o casarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN devido à sua relevância cultural para Mato Grosso, afinal sedioudiversos eventos nas décadasde70 e 80, principalmente as festividadesdeSão Benedito, uma das celebrações mais tradicionais de Cuiabá.

Situado na antiga rua do Campo (atual Rua BarãodeMelgaço), abrigou várias gerações da família de Constança Figueiredo Palma, a saudosa DonaBem-Bem, que se notabilizou como uma das mais populares festeiras de São Benedito. Portanto, levando em conta seus aspectos materiais (arquitetônicos) e imateriais (festejos), o casarão se apresenta como um dos mais significativos patrimônios de Mato Grosso.

Etapa prévia

Durante a primeira etapa de restauração, também feita pela Archaios Engenharia, foram realizadas visitas técnicas com objetivo de transparência e educação patrimonial. Os encontros foram divididos em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa.

As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.
Foto 01 e 02 - Divulgação
Foto 03 - Acerco Família Palma
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet