Cuiabá, terça-feira, 21/09/2021
08:02:48
informe o texto

Notícias / Patrimônio

14/04/2021 às 11:06

Restauração da Casa de Bem-Bem deve iniciar na próxima semana

A previsão de entrega é de seis meses e o custo da obra é de R$ 1,12 milhão

Túlio Paniago

Restauração da Casa de Bem-Bem deve iniciar na próxima semana

Foto: Divulgação

Um dos casarões coloniais mais tradicionais de Cuiabá, a popular Casa de Bem-Bem, passa por uma situação delicada nos últimos anos. Após sofrer dois desabamentos parciais em um curto intervalo de tempo, em 2017 e 2018, sua estrutura ficou muito comprometida. A boa notícia é que, nesta terça-feira (13.04), foi assinada a Ordem de Serviço para reconstrução e restauração do imóvel.A previsão de entrega é de seis meses, com data de início programado já para a próxima semana.

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal Carlina Jacob assinaram o documento. A contratada para execução da obra é a Archaios Engenharia, Consultoria, Projetos e Restauração Ltda. Durante processo de licitação, esta foi a única empresa habilitada para apresentar proposta. O valor apresentado na ocasião foi de R$ 1.126.226,65. 
“Essa obra tem um grande investimento cultural, emocional, humano, social e histórico, pois resgata os valores e os costumes da população cuiabana”, declarou o prefeito.

Construído na primeira metade do século XIX, o casarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN devido à sua relevância cultural para Mato Grosso, afinal sediou diversos eventos nas décadas de 70 e 80, principalmente as festividades de São Benedito, uma das celebrações mais tradicionais de Cuiabá.

Situado na antiga rua do Campo (atual Rua Barão de Melgaço), abrigou várias gerações da família de Constança Figueiredo Palma, a saudosa Dona Bem-Bem, que se notabilizou como uma das mais populares festeiras de São Benedito. Portanto, levando em conta seus aspectos materiais (arquitetônicos) e imateriais (festejos), o casarão se apresenta como um dos mais significativos patrimônios de Mato Grosso.

Etapa prévia

Durante a primeira etapa de restauração, também feita pela Archaios Engenharia, foram realizadas visitas técnicas com objetivo de transparência e educação patrimonial. Os encontros foram divididos em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa.

As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico. 
Foto 01 e 02 - Divulgação
Foto 03 - Acerco Família Palma
 
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet