Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:17:33
informe o texto

Notícias / Literatura

15/04/2021 às 09:41

Livro com textos históricos sobre Cáceres homenageia professor Natalino Ferreira Mendes

Coletânea composta por textos colhidos em jornais deve ser lançada até o final deste mês

Túlio Paniago

Livro com textos históricos sobre Cáceres homenageia professor Natalino Ferreira Mendes

Foto: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de preservar e divulgar a produção histórica e literária do professor Natalino Ferreira Mendes, historiador, jornalista, cronista memorialista e poeta, o projeto “Letras Cacerenses” prepara a publicação de uma coletânea de textos com diferentes olhares sobre a cidade de Cáceres, das primeiras décadas do século XX até a contemporaneidade.

Selecionado pelo Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto foi idealizado pela própria filha de Natalino, a também escritora Olga Maria Castrillon-Mendes, que aliás é co-autora da obra.

A coletânea é composta por textos colhidos em jornais dos arquivos públicos do município. Eles foram digitados e sofreram atualização da linguagem, quando necessária. O lançamento de “Letras cacerenses” está previsto para o final deste mês, nas plataformas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), daRevista Literária Pixée daEditora Carlini & Caniato.

E também será realizado um lançamento virtual, com data a ser definida. A live contará com participação dos envolvidos do projeto e ainda estão previstas sessões de palestras e debates capitaneadas pelos professores da equipe de execução.

A tiragem é de mil exemplares, que serão destinados ao Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de Mato Grosso, bibliotecas públicas dos municípios que compõem a região de Cáceres, bibliotecas dos Campi da Unemat, para o Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC) que fará a distribuição através da Biblioteca Natalino Ferreira Mendes e para intercâmbio com outros Institutos Históricos, e para programas de Pós-Graduação da Unemat.

Além de Olga, o projeto conto com o apoio de Maria do Socorro de Sousa Araújo (ProfHistória/Unemat); Maristela Cury Sarian (ProfLetras/Unemat); Neuza Zattar (Unemat/IHGC); Walnice Aparecida Vilalva (PPGEL/Unemat); e Maria Elisabete Nascimento de Oliveira (Cefapro).

Natalino Ferreira Mendes

Com uma vida toda voltada à educação e ao serviço público, Natalino é uma personalidade que muito contribuiu para a construção da memória de Cáceres por meio das pesquisas e registros que realizou nos arquivos da Câmara e Arquivo Público do Município, construindo toda a base das suas obras sobre a história e a literatura da cidade.

Natalino morreu em 2011, aos 87 anos, e deixou um legado não só para Cáceres, sua cidade natal, mas também para a história de Mato Grosso.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Olga Castrillon 17/04/2021 às 00:00

    Incentivos públicos são fundamentais para a construção da memória cultural brasileira e a imprensa é parceira necessária no processo de difusão do produto desse trabalho. Que esse coletivo se amplie cada vez mais. Gratidão!!

 
Sitevip Internet