Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:29:40
informe o texto

Notícias / Comportamento

23/04/2021 às 13:44

Cuiabana mantém “Date Literário” para lidar com a pandemia

Perfil no Instagram, que completa um ano, ajuda jornalista a conviver com a tensão do isolamento

Túlio Paniago

Cuiabana mantém “Date Literário” para lidar com a pandemia

Foto: Isa Sousa

Na semana do Dia Mundial do Livro (23.04), o perfil do Instagram Date Literário, criado pela jornalista Fabiana Prado, completa um ano (18.04). O conteúdo conta com sugestões de leitura, trechos de obras, citações, dentre outras publicações relacionadas ao universo literário. A página tem quase mil seguidores e mais de 200 publicações, mas o que chama atenção não são números ou posts, e sim o afeto entre literatura e leitora, que se manifesta na criação e manutenção deste perfil.

Fã de autores como a brasileira Carina Rissi e o estadunidense Nicholas Sparks, Fabiana, 28, sempre encontrou nos livros uma fonte de lazer e entretenimento. No entanto, após o início da pandemia, sua relação com a literatura se tornaria muito mais intensa. Diante da – até então nova – condição de isolamento social, ela passou a conviver com uma crescente ansiedade, acentuada pela necessidade de cancelar uma viagem que planejava há algum tempo.

“Entramos em home office no trabalho e tive que me adaptar a este modelo novo de ficar em casa 24 horas por dia. Depois, tive que adiar as férias que tinha sonhado e planejado por meses por conta dos voos cancelados e das atrações turísticas fechadas. Fora isso, as notícias sobre os números de casos de coronavírus só aumentavam. Foi então que começaram as crises de ansiedade”, relembra.

Diante deste cenário, acontecimentos externos e sensações internas confluíam em dúvidas e perguntas sem respostas. E ela, desconcertada como a maioria dos brasileiros, tentava entender o que seria da vida pelos próximos meses. Eis que a literatura se apresentou como uma possibilidade de preencher de encontros tantas ausências, e ocupar de vida, ainda que ficcional, a ordem do dia tomada pela morte. E assim, no dia 18 de abril de 2020, nasceu o Date Literário.

“O Date foi e continua sendo minha válvula de escape neste período pandêmico e que, às vezes, parece que nunca vai passar. Antes eu quase nunca aparecia [nas publicações], mas nos últimos meses percebi que colocar nossa cara faz o público saber com quem está falando. Tem sido interessante. Compartilhar o que penso, livros que gosto ou odeio, dicas e desafios, me ajudam muito”, relata.

Para se ter uma ideia da paixão de Fabiana, ela já leu, somente em 2021, mais de 5700 páginas, divididas em 20 livros, entre versões físicas e digitais, o que dá uma média de pouco mais de 50 laudas por dia. Se hoje predominam relatos de morte e solidão, esta insaciável leitora evoca o mantra de Ariano Suassuna: “quem gosta de ler não morre só”. Porém, com a licença poética que Suassuna não nos negaria, poderíamos adaptar para “em tempos de pandemia, quem gosta de ler não morre e nem fica só”.

Fotos: Isa Sousa
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet