Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
03:29:30
informe o texto

Notícias / Artes

05/05/2021 às 16:34

Monumento que homenageia mulheres cuiabanas será entregue nesta sexta

Construída com cimento e estrutura de sucata, a peça restaurada faz releitura de mito grego

Túlio Paniago

Monumento que homenageia mulheres cuiabanas será entregue nesta sexta

Três Graças, de Leonardo Henrique de Campos

Foto: Divulgação

As Três Graças(ouCárites) são as deusas da beleza na mitologia grega. Eufrosina(alegria),Aglaia(elegância e esplendor) eTália(juventude e abundância ) representam a vida em sua plenitude. Símbolo da harmonia e da beleza universal, o trio foi representado por inúmeros pintores e escultores, inclusive por grandes nomes da História da Arte, como Sandro Botticelli (1445-1510), Rafael (1483-1520), Jean-Jacques Pradier(1790-1852) e Antonio Canova (1757-1822).

Embora não goze do mesmo prestígio de seus pares históricos, Leonardo Henrique Lobo de Campos, ou simplesmente Leo Pincel, fez uma releitura cuiabana do mito. Com inspiração desconstrutivista, criou, entre o final dos anos 80 e início dos 90, uma escultura em homenagem a três importantes mulheres mato-grossenses: a jornalista Luiza Figueiredo Calháo (Nhalu), a musicista Zulmira Canavarros e a professora Guilhermina de Figueiredo. A obra ficava em frente à Igreja São Judas Tadeu, na Avenida Coronel Escolástico

Porém, ao longo dos anos, sofreu com os efeitos do tempo, e inclusive chegou a ser retirada e até trocada de lugar algumas vezes. No entanto, como as boas filhas à casa tornam, o monumento será recolocado em seu local de origem, e desta vez devidamente restaurado pelo
artista plástico Fred Fogaça, que também já “ressuscitou” a estátua de Maria Taquara, outra importante mulher cuiabana.A entrega oficial das Três Graças acontece às 8h30 desta quinta-feira.

A peça, em cimento e estrutura de sucata, possui tamanho humano. Por conta do risco de desabamento, ela havia sido retirada da rotatória da Avenida Coronel Escolástico em outubro de 2020 pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos.

A criação das Três Graças foi uma sugestão da saudosa professora e escritora Dunga Rodrigues ao Muxirum Cuiabano, movimento criado a partir da década de 80 do último século que tinha como proposta valorizar a cultura e a tradição local.

“Essa é uma ação de resgate da alma e da história da nossa capital”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro. “É um patrimônio histórico e da cultura cuiabana”, complementou o secretário Municipal de Turismo, Oscarlino Alves

Três Graças cuiabanas

Zulmira Canavarros participou da fundação do Mixto Esporte Clube, do Clube Feminino e da rádio A Voz do Oeste. Era exímia pianista e compositora.

Guilhermina de Figueiredo era professora catedrática de português na Escola Técnica de Comércio de Cuiabá. Vibrante oradora, era ovacionada em suas apresentações.

Luíza de Figueiredo Calhao era proprietária do jornal O Mato Grosso, um dos veículos mais tradicionais de sua época, que dedicava boa parte de suas páginas ao fomento da cultura regional e à defesa das raízes de Cuiabá e de Mato Grosso.

Serviço:
Entrega Estátua das Três Graças
Data:06/05/2021
Local: Avenida Coronel Escolástico- Em frente a Igreja São Judas Tadeu
Horário:08h30



Três Graças (esq. Rafael / dir. Antonio Canova)
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet