Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:35:07
informe o texto

Notícias / Literatura

22/09/2021 às 09:53

Aline Figueiredo lança livro sobre João Sebastião nesta quarta

Haverá ainda uma palestra sobre a obra do artista visual homenageado; o evento será no Sesc Arsenal

Entretê

Aline Figueiredo lança livro sobre João Sebastião nesta quarta

Foto: A Casa do Parque

A animadora cultural e crítica de arte Aline Figueiredo lança, nesta quarta-feira (22), às 19h, no Teatro do Sesc Arsenal, livro sobre a contribuição de João Sebastião para as artes visuais no Brasil.

Além do lançamento da publicação, intitulada 'O baú iconográfico de João Sebastião', a autora oferecerá uma palestra situando o artista e a obra dele no contexto da arte mato-grossense e brasileira. A palestra será transmitida peloInstagram.

“Foram muitas as dificuldades para a publicação do livro. Sem auxílio do artista, levantar informações sobre todas as fases de sua obra e localizá-las junto aos seus proprietários foi um capítulo à parte. Por ser uma publicação de arte, a obra requer design gráfico diferenciado, boa produção fotográfica, papel de qualidade, provas de cor, impressão e acabamentos de excelência. Todos os custos são altos e os projetos culturais não disponibilizam recursos suficientes para uma produção desse nível”, explica a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas Editora.

A homenagem póstuma a João Sebastião como Mestre da Cultura Mato-grossense foi viabilizada em projeto proposto por Aline para a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, contando, ainda, com a parceria da Entrelinhas.

Aline Figueiredo, que conviveu com João Sebastião desde a década de 1970, adianta: “A pintura de João Sebastião tem a chave de um baú iconográfico a transitar entre o popular e o erudito, com uma plástica ao mesmo tempo bruta e sofisticada. Um forte sentimento antropológico recende da obra e reacende a sensibilidade da cultura popular e erudita de brasilidade. João Sebastião pinta tudo junto”.

O livro estava com os textos prontos e imagens selecionadas quando surgiu a oportunidade de Aline Figueiredo apresentar o projeto."Na sua retina pagã, o sagrado e o profano se confundem. No sincretismo religioso da sua pintura, estão as festas de santos e seus reis festeiros; as bandeirolas de São João, o Batista; São Sebastião, amarrado e lancetado em troncos de árvores que atestam as ações das motosserras; São Francisco, o protetor dos animais, entre onças, tatus, cobras e lagartos. E sobra também para São Gonçalo, o santo violeiro e casamenteiro das velhas, inclusive faz referências à cerâmica da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, berço da história mato-grossense, onde a ata de fundação de Cuiabá fora assinada”, revela Aline.

'O baú iconográfico de João Sebastião' teve a elaboração e coordenação geral de Willian Gama e produção executiva de Amanda Gama; André Balbino Ferreira como o assistente da autora na elaboração do livro; e assessoria jurídica de Murillo Espínola e Willian Gama. As fotografias das obras e do artista foram realizadas por Aline Figueiredo, Anderson Ortiz, Protásio de Moraes, Ricardo Carracedo e Wers Gravaluz.

Sobre Aline Figueiredo

Aline Figueiredo (Corumbá, 1946) é crítica de arte, professora de História da Arte e se nomeia animadora cultural. Revelou vários artistas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Centro Oeste, contribuindo para a descentralização da arte brasileira. Autora de diversos livros de referência sobre a arte em Mato Grosso e no Centro-Oeste brasileiro, com importantes prêmios nacionais. Participou da criação do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT – MACP (1974). No último dia 14, foi homenageada como “Mestre da Cultura Mato-grossense”, por projeto do jornalista Rodrigo Vargas, contemplado em edital da Secel/MT, com recursos da Lei Aldir Blanc, com o lançamento do livro "O propósito de Aline", pela Entrelinhas Editora - biografia dela, e o documentário 'Eu sou capim navalha'.

Serviço


Lançamento do livro “João Sebastião: Baú iconográfico”, de Aline Figueiredo, e palestra da autora sobre a obra do homenageado

A palestra contará com transmissão pelo instagram na página @culturaenatureza

Data: Quarta-feira (22), às 19h
Local:Teatro do Sesc Arsenal
Contatos:Willian Gama: (65) 999219022 e Editora Entrelinhas: (65) 98404 2697

Créditos das imagens no corpo do texto:
Reprodução da obra de João Sebastião 'Sagrado Coração de Cajú' (1973)
Aline Figueiredo, por José Medeiros

Da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet