Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:57:45
informe o texto

Notícias / Literatura

18/10/2021 às 17:59

Livro registra história de mulheres negras fundamentais para formação social e política de MT

"Voz Imune: 18 anos de movimento" será lançado nesta quarta-feira (20), a partir das 19h

Entretê

Livro registra história de mulheres negras fundamentais para formação social e política de MT

Foto: Assessoria

A importância e força das mulheres negras na construção social, política e cultural de Mato Grosso. Esse é o registro feito pelo livro "Voz Imune: 18 anos de movimento", que será lançado nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, no Centro Cultural Casa da Pretas, na Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá.

O livro aborda a trajetória de mulheres, de diferentes períodos, que contribuíram (e contribuem) significativamente para a história do Estado. Trajetórias que por muitas vezes a historiografia oficial tenta silenciar.

"Quem vai lembrar das mulheres negras? Quem vai escrever sobre elas? Foram tantas que já se foram e construíram um legado de luta, que deixaram pra gente tantos exemplos bons e principalmente abriram caminhos para que pudéssemos estar aqui hoje. Essas pessoas não são vistas, não são lembradas", destaca Antonieta Luísa Costa, a Nieta, presidenta do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune).

Segundo Nieta, até a data de 2021, não se tinha conhecimento desse tipo de registro no Estado: “um livro escrito por mulheres negras, sobre mulheres negras”.

São histórias como a da merendeira Benedita Faria (1919-2017), a "dona Juja", devota fervorosa de São Benedito que trabalhou por muitos anos na rede municipal de ensino de Cuiabá. Também tem a Emerentina Costa (1936-1999), a "tia Noca", que teve mais de 100 afilhados por ter sido parteira do Hospital Geral de Cuiabá nos anos 1960. E a professora Maria Helena (1936-2003), que na década de 1970 educou muitas mulheres que hoje são militantes do movimento negro e componentes do Imune. Uma delas é a própria Nieta.

"[A importância do livro] é para que as pessoas saibam que na educação a gente tinha as professoras que foram as nossas referências. Que a maioria das pessoas que são médicos, doutoras e professores hoje, em Mato Grosso, passaram pelas mãos de tantas que estão ali, nesse livro do Imune".

Uma das partes mais marcantes do livro, conforme Nieta, se refere às matriarcas que foram fudamentais para a construção política do movimento negro no estado.

"Elas nos inspiraram. Seus ensinamentos perpetuam até hoje, tantas as matriarcas vivas e as que já se foram. Elas trouxeram e trazem pra gente uma perspectiva de vida, de como é uma educação de mulheres negras em uma família negra. Para ser quem somos agora, com posicionamento crítico na defesa dos direitos da população negra, nós nos inspiramos nelas", reforça Nieta.

O livro "Voz Imune: 18 anos em movimento" foi contemplado pelo edital do programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Negras Mariele Franco, do Fundo Baobá. Criado em 2011, trata-se do primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. O Baobá trata-se de uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo.

Serviço:

O que: Lançamento do livro "Voz Imune: 18 anos em movimento".
Quando: Quarta-feira, 20 de outubro de 2021, a partir das 19h.
Onde: Centro Cultural Casa das Pretas, rua Pedro Celestino, n°25, Praça da Mandioca, Cuiabá-MT

Mais informações: 65 9269-2007 (Clarinda Castro) ou 65 9255-6863 (Nieta)

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet