Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
08:30:15
informe o texto

Notícias / Cinema

27/11/2021 às 16:00

'Madalena', de Madiano Marcheti, tem exibição presencial no Cine Teatro

Filme de cineasta mato-grossense já circulou por dezenas de festivais internacionais

Leiagora

Dirigido pelo mato-grossense Madiano Marcheti e com circulação em mais de 30 festivais internacionais, incluindo o Festival de Rotterdam e a Mostra de Cinema de São Paulo, “Madalena” (Brasil, 2021, 85’), chega às telas do Cine Teatro Cuiabá neste domingo (28), às 19h30.

O curta “Escutando e vendo” (Brasil, 2021, 17’), de Danielle Bertolini & Milena Moura antecede a exibição do longa de Marcheti. Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Classificação indicativa: 16 anos.

A sessão segue os protocolos de segurança relacionados ao enfrentamento da pandemia de covid-19. Aos domingos é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

O filme acompanha instantes do cotidiano de Luziane, Cristiano e Bianca, que não têm quase nada em comum, além do fato de morarem na mesma cidade rural cercada por plantações de soja no oeste do Brasil.

Embora não se conheçam, cada um deles é afetado pelo desaparecimento de Madalena. Em diferentes partes da cidade, cada um à sua maneira, eles reagem à ausência dela.

Entre as dezenas de mostras e festivais por onde circulou recentemente no Brasil e no mundo, “Madalena” foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Festival de Rotterdam, no Festival de San Sebastián (Espanha), no Festival de Biarritz (França), no Festival de Melbourne (Austrália) e no Festival New Directors/New Films (Nova York). “Madalena” recebeu, no Festival de Cine de Lima PUCP (Peru), os prêmios de “Melhor Primeiro Filme” (dado pelo júri do festival), “Melhor Roteiro” e “Melhor Interpretação” (concedidos pela Revista Crónicas de la Diversidad). O filme também foi laureado com o Golden Tulip (melhor filme) no Festival de Istambul.

Sobre o diretor

Nascido em Porto dos Gaúchos e criado em Sinop, Madiano Marcheti é egresso do curso de Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso, onde realizou os primeiros experimentos audiovisuais, como “Maquinação” e “A fita amarela”, exibidos na MAUAL. Depois, continuou os estudos cinematográficos na PUC-RJ. Na capital carioca, dirigiu o curta-metragem “O Lugar Mais Frio do Rio”, premiado no VII Festival Janela Internacional de Cinema de Recife e integrante de festivais como o Cinélatino, 27èmes Rencontres de Toulouse e o 25º Cine Ceará.

Também dirigiu os curtas “Essa barra que é gostar de você”, exibido no abertura do Festival Mimo de Cinema e Música e no Festival Curta Cinema; “Travessias”, exibido no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo; e “Vácuo”, que integrou o Festival de Cinema de Triunfo.

Atualmente, Madiano escreve seu próximo filme, “Mãe do Ouro”, e também roteiriza o longa documentário “Imagens do Calabouço”, dirigido por Carolina Aleixo. Além disso, desenvolve novos projetos pela produtora Terceira Margem (www.terceiramargemfilmes.com), dentre eles o longa de ficção “Chana com Chana”, dirigido por Lia Kulakauskas.

Sobre o curta de abertura “Escutando e vendo”

O curta-metragem “Escutando e vendo” (Brasil, 2021, 17’), de Danielle Bertolini & Milena Moura, investiga o impacto da soja no cotidiano dos moradores de Nova Xavantina, município em ascensão na produção do grão. “Ouvir, escutar histórias e ver o mundo através das telas é a essência de realizar um documentário, de fazer cinema, e foi o resultado que alcançamos”, avalia Danielle Bertolini, que assina também o roteiro e a co-produção.

Para a cineasta Milena Moura, também diretora do curta, "fazer o filme foi como abrir uma pequena janela, um rastro de sol durante a pandemia, uma voz de diálogo com pessoas que vivem em uma realidade que antes eu desconhecia". O filme foi contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da lei Aldir Blanc, e tem apoio da OPAN, Colégio Fato e Rezende FM. A produção é da cuiabana Cumbaru Produções Artísticas e tem como associada a produtora paulista MiluSPanda.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet