Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
15:46:46
informe o texto

Notícias / Cinema

29/11/2021 às 16:21

Beatriz Vira-Folhas é o primeiro longa-metragem infantil produzido em Mato Grosso

Gravações foram finalizadas e a previsão é de lançamento no primeiro semestre de 2022

Priscila Mendes

Beatriz Vira-Folhas é o primeiro longa-metragem infantil produzido em Mato Grosso

Foto: Melissa Rocha

As gravações do longa-metragem “Beatriz Vira-Folhas” em Chapada dos Guimarães e em Cuiabá foram finalizadas e o lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.

O filme infantil, da diretora e roteirista Samantha Col Debella, e do diretor de Fotografia, Marcelo Biss,conta a história de Beatriz (Bea), uma menina de 10 anos que se muda com a família da capital para uma pequena cidade do interior, Aventino, quase no final do ano letivo.

A personagemmora com os pais e o avô com Alzheimer. Contrariada com a mudança e determinada a não fazer amigos na nova escola, Bea encontra num concurso municipal a possibilidade de viajar para a capital e reencontrar sua melhor amiga, Clara.

O problema é que a única vaga disponível é na modalidade leitura e redação e ela detesta ler. Mas, com o apoio do avô resolve tentar e vai precisar fazer peripécias para concluir a inscrição. Nessa trajetória, Bea vai descobrir os livros e a magia das histórias pelas mãos da severa bibliotecária Irmã Lourdes, uma freira de 75 anos a quem Bea vai ter que enfrentar para provar todo o poder da sua imaginação.

Os principais personagens do filme são: Bea, vivida pela atriz Ana Bárbara Barreto Dalcin; Clara, melhor amiga de Bea, vivida pela atriz Brisa Soto; Avô Alberto, interpretado pelo ator Edilton Ramos; o pai, Beto, vivido por Romeu Benedicto; a mãe, Ana, interpretada pela atriz e preparadora de elenco, Ligia Prieto; e Irmã Lourdes, papel desempenhado pela atriz nacional Regina Sampaio.

As gravações do longa-metragem “Beatriz Vira-Folhas” iniciaram no dia 4 de outubro em Cuiabá. Grande parte das cenas do filme foi gravada durante 10 dias na bucólica Chapada dos Guimarães. Os processos de pré-produção, produção e pós-produção, montagem e finalização serão realizados num período de oito meses. O longa-metragem é uma realização da Molêra Filmes e da Cafeína Conteúdos e envolve 200 empregos diretos e indiretos.

A produtora executiva do longa-metragem, Bárbara Varela, conta que a escolha de gravar boa parte das cenas na Chapada se deve ao fato de que a história da menina Beatriz conta a mudança da capital para uma pequena cidade do interior. Algumas cenas foram gravadas na praça e em imóveis públicos, como a Câmara Municipal. A fachada da escola foi montada ao lado da Igreja Nossa Senhora de Santana.

O diretor de fotografia, Marcelo Biss lembra que o longa-metragem se passa na década de 1980 e por isso “a fotografia é muita colorida. Com a direção da Samantha [Col Debella]o filme é suave, determinado, inteligente, como ela”. Biss reforça que foi preciso estudar algumas referências de filmes infantis e no final “realizamos uma obra que tem a nossa cara”, explicou.

Ficha técnica
Produtora Executiva - Bárbara Varela
Assistente de Produção - Mariel de Mattos
Produção de Set – Leonardo D’Lara
Diretora - Samantha Col Debella
Assistentes de Direção - Pither Lopes e Vitória Molina
Continuísta – Karol Nascimento
Produtora de Elenco e Figurino - Ana Maria Araújo
Assistente de Elenco - Luisa Guimarães
Preparadora de Elenco - Lígia Prieto
Assistente de Figurino - Keyla Vanessa e Victoria de Melo
Maquiadora - Karla Marinho
Diretor de Arte - Raphael Henrique
Coordenadora de Arte – Isabela Sanders
Assistentes de Arte - Patrícia Carla Filoso e Laís Wrzensinski
Cenotécnico - Jorge Evaristo
Produtora de Objetos - Naiane Gonçalves e Giulia Costa
Diretor de Fotografia - Marcelo Biss
Assistentes de Câmera - Robson Alfredo, Kelven Queiroz, Tammy Otomura e João Pedro
Logger - Gabriel Varela
Maquinista - Edson/Bacana
Assistente de Maquinaria – André Santos
Eletricista - Éder Caio
Auxiliar Técnico - Jodnylson Alves
Técnico de Som - Yuri Kopcak
Assistente de Som – Maria Clara
Making of - Mellissa Rocha
Mídias Sociais - Guilherme Araújo
Elenco tem 150 profissionais - atores e figurantes)

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet