Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
13:45:21
informe o texto

Notícias / Cinema

01/12/2021 às 17:36

Documentário sobre misticismo da Serra do Roncador estreia em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá

Narrativa foca no mistério que envolve a cordilheira e utiliza de memórias do ator André D'Lucca e de depoimentos de pesquisadores e espiritualistas

Priscila Mendes

Documentário sobre misticismo da Serra do Roncador estreia em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá

Foto: Divulgação

O que a Serra do Roncador desperta nos visitantes? É possível sentir algo transcendental nessa cordilheira de beleza exuberante? O documentário “O Dedo de Deus: Contatos Mágicos na Serra do Roncador”, que retrata o misticismo do ponto turístico natural localizado em Barra do Garças, já tem datas de lançamento: a próxima quarta-feira (7), às 19h, simultaneamente no auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças e no 3º Festival de Cinema Olhares do Pantanal, em Cáceres; e no dia 14, também às 19h, no Cinema do Sesc Arsenal, em Cuiabá.

O filme, com imagens exuberantes da cordilheira considerada um dos pontos de energia espiritual do planeta, foi contemplado pelo edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O documentário tem como fio condutor o relato de experiências metafísicas vivenciadas pelo ator cuiabano André D’Lucca, um apaixonado pela região. Do primeiro encontro com a serra, ainda na adolescência, às mais de 30 viagens ao Roncador na fase adulta, André conta a trajetória em busca de autoconhecimento e de conexão com o divino.

O mistério que envolve a Serra do Roncador também compõe a narrativa, por meio de depoimentos de pesquisadores e de espiritualistas que consideram o lugar um santuário espiritual e metafísico, um chacra da Terra. Mais do que a porta da Amazônia Legal, a Serra do Roncador seria um portal para o desconhecido.

O título do filme, O dedo de Deus, é uma menção à formação rochosa no Roncador bastante visitada por turistas e místicos do Brasil e do exterior, por ser considerada um local de grande concentração energética.

Do visível ao invisível, o curta-metragem tem como pano de fundo a reflexão sobre a fuga da rotina e do sistema econômico que valoriza os bens materiais e a busca pelo amadurecimento espiritual.

Assista ao trailer:



A idealizadora do projeto, a jornalista Aliana Camargo, afirma que a realização do documentário é uma provocação interna para ela e para os que assistem. “Ele traz o benefício da dúvida para quem é cético e instiga os que estão na busca de saber o que há além dos nossos cinco sentidos materiais. Além disso, mostra a riqueza exuberante da Serra do Roncador, que é um lugar com uma energia muito forte”, contextualiza Aliana, que também assina o roteiro e a direção da produção.

Com 31 minutos de duração, o filme foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT) docampus Araguaia.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet