Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:15:32
informe o texto

Notícias / Música

04/02/2022 às 12:46

Desheróis lança videoclipe da música 'Ditadura do Cabelo'

A letra dialoga com ideias de Mestre Baracho, Lia de Itamaracá, Paulo Freire, Chico Science e Roberto Carlos

Entretê

Desheróis lança videoclipe da música 'Ditadura do Cabelo'

Foto: Mário Silvestrini

O videoclipe da canção “Ditadura do Cabelo”, da banda Desheróis, foi lançado há pouco, no início da tarde desta sexta-feira (4), e você já pode curtir no canal do YouTube da Sumac Records. O single também já está disponível no Spotify e você já pode favoritar neste link.

Dirigido por Marcelo Sant’Ana, o videoclipe foi gravado no formato Sessions, no qual o registro audiovisual é feito enquanto os músicos se apresentam nos estúdios da gravadora Sumac Records. A produção também contou com apoio da Latitude Filmes.


O projeto foi contemplado no edital Movimentar - Cultura, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Desheróis e a Ditadura do Cabelo

A banda foi fundada há dez anos pelo jornalista Túlio Paniago e o violonista Marcus Venícius Silva. A atual formação, além dos dois membros-fundadores, conta com Michael Ojeda (guitarra) e Igor Carvalho (baixo).

A musicalidade é marcada pela presença de diferentes vertentes de rock (psicodélico, folk e gypsy), que se misturam com elementos da vasta diversidade de ritmos e gêneros brasileiros.



“Ditadura do Cabelo” foi a primeira canção da banda, composta em 2011. Sob uma perspectiva bem humorada e um tanto trágica, a letra dialoga com a famosa máxima de Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

A construção também passa por Lia de Itamaracá, Mestre Baracho e Chico Science. Isso, porque Mestre Baracho compôs a ciranda “Roberto Carlos”, imortalizada na voz de Lia, na qual o primeiro verso diz o seguinte: "Roberto Carlos é o rei do iê-iê-iê”.

Eis que Chico Science pegou esse verso para utilizar como introdução da releitura de “Todos estão surdos”, do próprio Roberto Carlos. Na introdução de Chico, o verso era acompanhado por outra ciranda do Mestre Baracho: “Disse um careca / passando a mão na cabeça / Se meus cabelo crescesse / Não mandava cortar, não / Os cabeludo tão aí mandando brasa / Dizendo a Luiz Gonzaga / Deixa meu nome de mão”.

“Ditadura do Cabelo reúne todas essas referências em um universo de carecas e cabeludos em uma luta de classes. São recortes das ideias presentes nas cirandas de Mestre Baracho e Lia de Itamaracá e no manguebeat de Chico Science colados com o conceito freiriano da pedagogia do oprimido. Ou pelo menos era essa a intenção”, comenta o letrista Túlio Paniago.

Ficha Técnica:
Realização: Sumac Records
Direção: Marcelo Sant’Anna
Produção Executiva: Léo Kennedy
Gestão de Tráfego: João Victor Pedroso
Direção de Produção: Giulia Costa
Direção de Arte: Giulia Costa
Direção de Fotografia: Rosano Mauro Jr.
Produção Musical: Lucas Oliveira
Gravação, Mixagem e Masterização: Diogo Sergel
1º Assistente de Câmera: André Zambonini
Maquinista: Edson Jesus “Bacana”
Assistente de Maquinista: Ronaldo Almeida
Assistente de Gravação: Gustavo Pedroso
Assistente de Produção: Millena Machado
Montagem e Color Grading: Marcelo Sant’Anna
Making Of: Mário Silvestrini
Fotografia Still: Renato Hans
Elaboração do projeto: Banda Desheróis

Banda:
Vocal e violão: Marcus Venícius
Guitarra: Michael Ojeda
Baixo: Igor Carvalho
Bateria: Bruno Badan
Letra: Túlio Paniago

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet