Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:37:28
informe o texto

Notícias / Patrimônio

17/08/2022 às 16:43

Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá começa nesta quarta com lançamento de cartilha

Publicação resgata história da Typographia Calháo; programação ainda prevê rodas de conversa, apresentações artísticas e passeio ciclístico

Priscila Mendes

Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá começa nesta quarta com lançamento de cartilha

Typographia Calháo, conforme capa da cartilha a ser lançada

Foto: Reprodução

Para marcar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, neste 17 de agosto, começa em Cuiabá a 4ª Semana do Patrimônio Histórico, que ocorre entre esta quarta-feira (17) e sexta (19). A primeira atividade será o lançamento da cartilha “A casa do meio da rua na Rua do Meio: uma pequena história do imóvel onde funcionou a Typographia Calháo”, escrita por Antônio Ernani Pedroso Calháo. O evento será no Calçadão da Ricardo Franco, na esquina com a Rua Cândido Mariano, no centro de Cuiabá, às 17h30.

Para abrilhantar o lançamento da cartilha, haverá apresentação musical com o pianista Dario Scherner e seu piano de cauda, por meio do projeto PianoGente.

O lançamento da cartilha é justamente para contar um pouco da história do imóvel, cuja sensação visual é de que fica no meio da Rua Ricardo Franco (conhecida como Rua do Meio), em razão da via tortuosa.

A Semana do Patrimônio Histórico, além de enaltecer as construções de Cuiabá carregadas de memória e de simbolismo, visa debater a importância de tais imóveis e pensar soluções para a degradação deles, especialmente os do Centro Histórico de Cuiabá. Para tanto, serão discutidos os “problemas que acompanham o Centro Histórico”, comentou ao Entretê professor Ernani Calháo, como é conhecido.

O evento é organizado pelo grupo “Amigos do Centro Histórico”, com a parceria da Associação Muxirum Cuiabano (da qual o professor Ernani é presidente), da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá (Smcel/Cuiabá) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Outras programações

Ainda nesta quarta-feira (17), às 19h, terá a reinauguração da Casa de Bem-Bem, localizada na Avenida Barão de Melgaço, nº 3.963. Durante a solenidade, também haverá uma manifestação sobre o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”. As apresentações artísticas serão conduzidas pela musicista Josi Crispim e pela Orquestra de Sopro do Instituto Ciranda - Música e Cidadania.

Na quinta-feira (18), às 19h30, haverá duas rodas de conversas no auditório da Associação Comercial de Cuiabá, a primeira sobre o “Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá”, ministrada pela professora Luciana Pelaes Mascaro, da UFMT, e a segunda, a ser apresentada pela Smcel, será sobre o “Plano Municipal de Cultura”, que integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Também às 19h30, partindo da Orla do Porto de Várzea Grande, haverá um passeio ciclístico, que terá concentração na Orla do Porto Várzea Grande, a partir das 19h30.

O fechamento da 4ª Semana do Patrimônio Histórico será na sexta (19), com programação cultural, na Praça da Mandioca, a partir das 19h30.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Dezessete de agosto foi escolhido como o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo de Andrade, nascido nessa data em 1898. Ele é o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937, presidido por ele até 1967.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet