Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:26:46
informe o texto

Notícias / Patrimônio

18/08/2022 às 17:54

Instituto Ciranda vai ampliar atendimento ao público na Casa de Bem-Bem

Imóvel do Centro Histórico de Cuiabá foi restaurado e vai abrigar a entidade filantrópica de formação musical

Rodrigo Maciel Meloni

Instituto Ciranda vai ampliar atendimento ao público na Casa de Bem-Bem

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

“O Instituto [Ciranda] vai dar continuidade à tradição da Casa de Bem-Bem, que historicamente foi uma casa aberta, que sempre recebeu muita gente. Bem-Bem era a síntese desse cuiabano acolhedor, hospitaleiro, então, essa casa tinha muito esse perfil, cheia de crianças,a festa de São benedito aconteceu durante muitos anos aqui e agora ela vai ser sede de um instituto que trabalha com crianças, algo em torno de 300 alunos".

As palavras do maestro e presidente do Instituto Ciranda - Música e Cidadania, Murilo Alves, traduzem a felicidade dos envolvidos na restauração da Casa de Bem-Bem, edificação centenária tombada como Patrimônio Histórico, entregue à população cuiabana nessa quarta-feira (17) e que, agora, passa contar com anexos para atender todas as ações da entidade filantrópica de formação musical.

A partir da reforma, a Casa de Bem-Bem (apelido de Constança de Figueiredo Palma) passará a abrigar as atividades artísticas e culturais do Instituto Ciranda, além de ser palco de apresentações.

O maestro Murilo Alves destacou que o edifício, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, facilitará a aproximação das pessoas com o Instituto e que estar num local com tanta história é um sonho que se torna realidade. “Vamos deixá-la com as portas abertas, para as famílias e crianças, que terão total acesso ao Instituto, como sempre foi, mas agora num local conhecido, que fica bem no centro da cidade, o que facilitará a integração do Instituto Ciranda com a população”.

A entidade filantrópica oferece cursos de musicalização e de vários instrumentos musicais para crianças e jovens de baixa renda, todos gratuitamente.

A Casa de Bem-Bem tem importância fundamental para a história de Cuiabá e, durante sua restauração, foram descobertos artefatos arqueológicos do local, como pedaços de cerâmica e utensílios domésticos que revelam hábitos e a cultura da cuiabania.

Para celebrar a restauração e marcar a reunião, claro, houve apresentação de uma orquestra formada por integrantes do Instituto Ciranda.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet