Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
00:50:20
informe o texto

Notícias / Música

09/09/2022 às 14:54

Deus Salve a Rainha: Canções inspiradas na família real britânica

Homenagens bonitas, outras nem tanto. Acreditem, a Rainha Elizabeth II foi um ícone Pop também para a música

Paulo Henrique Fanaia

Deus Salve a Rainha: Canções inspiradas na família real britânica

Foto: Reprodução

Após 70 anos de reinado, faleceu na quinta-feira (8), aos 96 anos de idade, a Rainha Elizabeth II, 40ª monarca da Inglaterra. Seu reinado foi o mais longo da história do Reino Unido! Desde então, a Rainha-Mãe se tornou um ícone não só da história mundial e da realeza britânica, mas uma figura carimbada na cultura Pop, com direito a sátiras, homenagens, camisetas e até mesmo nome de cerveja.

Elizabeth II já foi retratada em várias mídias, mas foi no cinema e na música que sua imagem mais se destacou. Filmes como “Elizabeth: A Rainha Por Trás da Coroa” (Globoplay), “The Royal House of Windsor” (Netflix), “A Rainha” (Prime Video e Globoplay) e a ótima série “The Crown” (Netflix) mostraram a família britânica de uma forma nunca antes vista.

Na música, Elizabeth e a família real receberam diversas homenagens e referências em canções famosas. Algumas foram supersimpáticas, o que rendeu aos compositores até mesmo os títulos de honra da Ordem do Império Britânico. Já outras, bom, não foram assim tão legais com a monarquia e fizeram críticas duras ao modo de governança real.

Então, já prepara os fones de ouvidos e curta algumas músicas que foram inspirados na Rainha Elizabeth e na família real. E, só para garantir: Deus Salve a Rainha!

God Save the Queen - Queen

Embora o nome da banda não tenha sido inspirado na rainha, é impossível não ter uma conexão gigante por aqui. Era costume da banda encerrar os shows com “God Save the Queen” (Deus Salve a Rainha em tradução livre), música usada pela monarquia britânica como uma espécie de hino, enquanto Freddie Mercury surgia no palco usando um manto e uma coroa. A música foi incluída no álbum "A Night at the Opera" de 1975.



Candle in the Wind – Elton John

Embora a música tenha sido composta em 1973 e seja originalmente uma homenagem à Marilyn Monroe, a clássica balada de Elton John ficou muito ligado à família de Elizabeth II. Isso, porque em 1997, o pianista fez um remake da música em homenagem à morte da Princesa Diana. A música alcançou a posição número 1 no Reino Unido, tornando-se o quarto single número um de Elton John.



God Save the Queen – Sex Pistols

Diferentemente de Queen e de Elton John, o Sex Pistols não era nem um pouco simpático à família britânica e, consequentemente, com a rainha Elizabeth II. Lançada em 1977, época da comemoração do Jubileu de Prata da realeza, marcando os 25 anos de reinado de Elizabeth, a música causou um alvoroço na Inglaterra e acabou se tornando o símbolo máximo do grupo liderado por Johnny Rotten.

Embora Johnny tenha declarado anos depois que ele não tem nada contra a pessoa da rainha Elizabeth, não dá pra negar que a banda de fato disse que a rainha não é um ser humano e comparou a monarquia com um regime fascista.

A saber, a música é explosiva e ótima!



Algumas músicas dos Beatles

Outra banda que sempre demonstrou apreço à família britânica foiThe Beatlese os quatro garotos até foram condecorados com a Ordem do Império Britânico em 1965. O baixista Paul McCartney recebeu das mãos da própria rainha Elizabeth o título de Cavaleiro do Império, em 1997, e o baterista Ringo foi condecorado em 2018.

A banda já citou a rainha em músicas como "Penny Lane" (“Em Penny Lane, há um bombeiro com uma ampulheta / Em seu bolso, há um retrato da rainha) e em "Mean Mr Mustard" (Leva ele para dar uma olhada da rainha / O único lugar que em que ele já esteve). Mas foi em "Her Majesty", uma música bem curtinha, que a banda chama a rainha de “uma pessoa bem legal”.



The Queen is Dead – The Smiths

Terceiro álbum dos Smiths, "The Queen is Dead" foi lançado em 1986. A primeira faixa do disco é a música que deu nome ao álbum e, convenhamos, ela não é nem um pouco legal com a Rainha-Mãe. O humor sarcástico de Morrissey está impregnado na música que narra um encontro inusitado com “Vossa Exceletíssima Baixeza, com sua cabeça em uma forca”. O disco é considerado um dos melhores da banda e um dos mais influentes da história do Rock.



The Queen - Robbie Williams e Gary Barlow

Robbie Williams só tem a cara de ser bom moço, mas quando ele decide criticar, a música vira sucesso. Lançada em 2010, "The Queen" tira sarro da relação dos súditos com Vossa Majestade.



Dreaming of the Queen – Pet Shop Boys

Em um cenário que parece ter saído diretamente de um livro de Lewis Carrol, o Pet Shop Boys narra um sonho inusitado com a Rainha Elizabeth e a Princesa Diana em uma agradável tarde de chá.



Elizabeth, My Dear – The Stones Roses

Rápida, mordaz e direta! Essas são as melhores definições para "Elizabeth, My Dear". Os Stones Roses não estavam nem um pouco contentes com a rainha e disseram que não iriam descansar enquanto ela não perdesse o trono.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet