Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:25:12
informe o texto

Notícias / Cinema

13/07/2023 às 13:30

13 DE JULHO

Dia do Rock: confira lista de documentários essenciais aos fãs para celebrar este dia

Filmes e séries para cantar, se emocionar, rir e ouvir um som no último volume

Paulo Henrique Fanaia

Dia do Rock: confira lista de documentários essenciais aos fãs para celebrar este dia

Foto: Divulgação

Se tem uma coisa que todo apaixonado por Rock ama é conhecer de pertinho o músico ou a banda preferida. Alguns têm a sorte de conseguir ficar na “boca do palco” para assistir aos shows, outros tem mais sorte ainda e têm a oportunidade de conhecer pessoalmente a banda que marcou a sua vida.

Para os que não conseguiram nenhuma das duas façanhas acima, ainda existem os documentários lançados por diretores que, assim como os fãs que compram os discos, também são apaixonados na música e fazem de tudo para contar a história da banda ali retratada.

Seguindo a sequência de listas que o Entretê começou na semana passada em homenagem ao Mês do Rock, nada melhor do que neste dia 13 de julho, o dia oficial do Rock no Brasil, assistir um bom documentário musical para conhecer ainda mais o seu artista do coração.

Foi pensando nisso, que preparamos uma lista de documentários essenciais para todo fã de Rock. Aqui tem de tudo, filmes e séries para se emocionar, cantar, rir e, claro, curtir um som no último volume como o manda o dia de hoje.

Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão (2008 – 121 min - Dirigido por Fernando Rick)

Drogas, loucura e muito barulho: confira a trajetória conturbada da banda Ratos de Porão, contada pelos integrantes que já passaram pelo grupo surgido na década de 1980.

Assim como as músicas do Ratos de Porão, a história contada em “Guidable” é crua, sem censura, pesada e muito divertida. O documentário explora toda a história da banda de punk e hardcore mais famosa do Brasil, contado pelos próprios integrantes e ex-integrantes do grupo paulista que faz sucesso até hoje.

Disponível no Youtube.



Janis – Little Girl Blue (2015 – 110 min - Dirigido por Amy Berg)

Ela criou um lugar para as mulheres no mundo do rock. Ela foi a pioneira. Seu nome: Janis Joplin. A garota branca com uma voz feroz, com soul, que invadiu a cena musical dominada pelos homens. Nascida em uma pequena cidade do Texas, Janis, que morreu em 1970, aos 27 anos, ganha agora um documentárioque revela a história de um ícone, uma mulher em uma América ultraconservadora, lutando contra seus demônios interiores e vícios, e que em apenas poucos anos de carreira a marcaram para sempre.

A vida de Janis Joplin sempre foi intensa e cheia de excessos. Neste documentário, o diretor Amy Berg aborda os aspectos que fizeram a cantora alcançar o estrelato da forma como conhecemos, com uma força e uma tristeza sem tamanho. O filme é empolgante, mas ao mesmo tempo choca ao expor situações em que mostram que Janis era obrigada a cantar os próprios demônios no palco.

Não está disponível nas plataformas de streaming.



Mamonas pra Sempre (2011 – 90 min - Dirigido por Cláudio Khans)

A história de Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sérgio, que começaram na banda Utopia e atingiram o estrelato com o grupo Mamonas Assassinas. Uma história de sucesso que chegou ao fim devido a um trágico acidente aéreo em 1996.

Cláudio Khans conseguiu um feito incrível, fazer um documentário ser engraçado tal qual um bom filme de comédia, bem a cara dos saudosos Mamonas. A obra conta toda a história do grupo, desde a formação da primeira banda até o acidente trágico que ceifou a vida dos cinco integrantes.

Além de depoimentos de amigos do quinteto, o filme ainda mostra várias gravações em vídeo feitas pelos próprios Mamonas, algo que eles sempre gostaram de fazer. É impossível não se emocionar e gargalhar ao longo dos 90 minutos.

Disponível na Prime Video e na Globoplay.



The Beatles: Get Back (2021 – 3 episódios - Dirigido por Peter Jackson)

Série documental que narra o processo de gravação do 12º e último álbum da banda, "Let It Be", anteriormente conhecido como "Get Back".

Dirigido e produzido por ninguém mais ninguém menos do que Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), a série traz um compilado restaurado a partir de mais de 60 horas de imagens inéditas captadas pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg em janeiro de 1969, além de mais de 150 horas de áudio nunca antes ouvidas.

Ao contrário do projeto original, Jackson decidiu focar na camaradagem, carinho e respeito que os integrantes do quarteto de Liverpool tinham um pelo outro, apesar dos rumores do mau relacionamento que existia naquele momento. O quarteto pode ser visto trabalhando no estúdio e brincando uns com os outros.

Ao final, a série apresenta, pela primeira vez na íntegra, a última apresentação ao vivo dos Beatles como um grupo: o inesquecível show no telhado de um prédio de Savile Row, em Londres.

Disponível na Disney+.



Raul – O Início, O Fim e O Meio (2012 – 120 min - Dirigido por Walter Carvalho)

Documentário sobre vida e obra do maior ícone dorock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias comPaulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele continua a mobilizar anos depois de sua morte.

O filme é uma carta de amor à maior lenda do rock brasileiro. Cheio de histórias divertidas contadas por amigos e ex-colegas de trabalho de Raul, o filme conta não só a história do cantor atemporal, mas a história da música brasileira em si.

Disponível no Youtube.



Metal: Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal (2005 – 96 min - Dirigido por Sam Dunn)

Dirigido pelo antropólogo e metaleiro Sam Dunn, o filme retrata a cultura do heavy metal e aborda aspectos como sexualidade, religião, violência e morte, além de contar com depoimentos de Alice Cooper, Rob Zombie e Dee Snider.

Não disponível nos serviços de streaming.



Global Metal (2008 – 93 min - Dirigido por Sam Dunn)

Sequencia direta do documentário acima, Global Metal mostra o impacto daglobalizaçãosobre oheavy metale como asculturasde diversospaísesestão transformando o estilo musical.

O destaque para os dois filmes, além da música é claro, fica com as entrevistas dos fãs apaixonados pelo Metal e com as estrelas do Heavy, em especial as entrevistas com alguns artistas que infelizmente não estão mais brilhando nos palcos da terra como o eterno Ronnie James Dio.

Não disponível nos serviços de streaming.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet