Cuiabá, sábado, 27/04/2024
09:49:24
informe o texto

Notícias / Cinema

30/06/2023 às 17:01

Na Semana do Orgulho LGBTQIAPN+, confira uma lista recheada de amor e luta por direitos

Indo do drama à comédia, o Entretê separou algumas obras cinematográficas para maratonar no fim de semana

Paulo Henrique Fanaia

Na Semana do Orgulho LGBTQIAPN+, confira uma lista recheada de amor e luta por direitos

Foto: Reprodução

Esta semana, mais precisamente no dia 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A data faz referência à Revolta de Stonewall em 1969, quando cansados de serem vítimas da violência praticada pelos policiais, os frequentadores do bar Stonewall Inn, um bar gay localizado em Greenwich, Nova York, fizeram um levante em busca de direitos sociais.

Isso marcou o ponto de partida para a luta dos direitos civis das pessoas LGBTQIAPN+. Desde então, o mês de junho é considerado como o Mês do Orgulho, em homenagem às pessoas que lutaram e até hoje lutam para terem seus direitos reconhecidos.

Foi pensando nisso que o Entretê preparou uma lista de alguns filmes que retratam a comunidade LGBTQIA+ de todas as formas. De drama à comédia, esperamos que todos se sintam acolhidos nesta data que se comemora o amor.

Madame Satã (2002 – 105 min - Dirigido por Karim Ainouz)

Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1930, João Francisco dos Santos é várias coisas - filho de escravos, ex-presidiário, bandido, homossexual e patriarca de um bando de párias. João se expressa no palco de um cabaré como a travesti Madame Satã.

Nada melhor do que começar esta lista com um bom filme nacional. Estrelado por Lázaro Ramos, “Madame Satã” conta a história da lendária personagem criada por João Francisco dos Santos, um homem negro e homossexual que virou uma espécie de figura mítica não só do Rio de Janeiro, mas em toda a luta pela resistência da classe LGBTQIA+ em uma época em que ser homossexual era quase um crime.

Disponível na Globoplay e YouTube.



Filadélfia (Philadelphia - 1993 – 125 min - Dirigido por Jonathan Demme)

O advogado Andrew trabalha num conceituado escritório de advocacia. Quando descobre que é portador do vírus HIV, é despedido sumariamente. Ele então contrata os serviços de outro advogado para processar a companhia.

Filadélfia” não é apenas um filma, mas um relato fiel do preconceito sofrido pelas pessoas portadoras do vírus HIV nos anos 90. O sempre talentoso Tom Hanks entrega uma performance emblemática em um filme que ao mesmo tempo é triste, também é sensível e leve.

Disponível na HBO Max e Prime Vídeo.



Mais que Amigos (Bros - 2022 – 115 min - Dirigido por Nicholas Stoller)

Um curador de um museu de Nova York é contratado para escrever uma comédia romântica sobre um casal gay. Ao longo do caminho, ele conhece um advogado machista.

Comédia romântica recém-lançada e superdivertida que conquistou o coração do público e crítica ao mesmo tempo que levou o cinema às gargalhadas.

Disponível na Globoplay.



A Garota Dinamarquesa (Tha Danish Girl - 2015 – 119 min - Dirigido por Tom Hooper)

Cinebiografia deLili Elbe, atribuída comoEinar Mogens Wegener ao nascer, na década de 20, sendo uma das primeiras pessoas transgênero a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta.Sua esposa aceita a cirurgia mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou.

Disponível na Prime Vídeo.



A Gaiola das Loucas (The Birdcage - 1996 – 117 min - Dirigido por Mike Nichols)

Na reconstrução do clássico francês La Cage aux Folles, os noivos Val Goldman e Barbara Keeley apresentam os seus futuros sogros uns aos outros. O pai de Val, Armand, um gay que é dono de um clube de travestis em Miami, finge não ser gay para esconder seu relacionamento com Albert, seuparceiro de vida e atração flamejante do clube, para agradar o pai de Barbara, o polêmico senador republicano Kevin Keeley.

Robin Willians e Nathan Lane são dois atores incríveis que sempre conseguiram transitar entre comédia e drama de uma forma singular. “Gaiola das Loucas” mistura esses dois gêneros de maneira única. Embora o filme seja muito engraçado e tenha cenas clássicas, sendo a mais memorável a do jantar, a crítica social do roteiro é precisa e atemporal.

Disponível na Apple TV.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet