Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:00:47
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

20/09/2022 às 13:29

Festa de São Cosme e Damião será realizada pelo 25º ano consecutivo em Cuiabá

Família realiza festa como forma de pagar a promessa por cura de criança

Entretê

Festa de São Cosme e Damião será realizada pelo 25º ano consecutivo em Cuiabá

Foto: Lisandro Castro

A 25ª Festa de São Cosme e São Damião em Cuiabá, uma data que já virou referência de tradição e louvor, será realizada neste domingo (25), na capital.

São 25 anos ininterruptos em que a família Arruda Ribeiro promove esse dia especial para crianças carentes de Cuiabá e Várzea Grande.

Mas engana-se quem acha que só os pequenos marcam presença nessa festa. O número de adultos só aumenta com o passar do tempo, todos a procura de um bom almoço, diversão e devoção aos “Santos Gêmeos”.

No dia 26 (para os católicos) e 27 de setembro (no candomblé e na umbanda) se comemora o Dia de Cosme e Damião, os santos gêmeos protetores das crianças.

Um dos costumes nessa data é distribuir doces para as crianças e para algumas pessoas esse é momento de pagar a promessa feita aos santos, que também eram médicos.

Eles ficaram conhecidos por curar pessoas sem cobrar nada e morreram degolados, vítimas de perseguição do imperador romano Diocleciano, na região da Ásia Menor, que corresponde à atual cidade de Egeia, na Síria, por volta do século III.

A tradição de distribuir doces tem origem nas religiões de matriz africana, como um agrado para os gêmeos orixás Ibejis, filhos gêmeos de Iansã e Xangô.

Há 25 anos o radialista e jornalista Abraão Ribeiro tem um ritual para comemorar o Dia de Cosme e Damião: distribuir doces e proporcionar um dia de festa para crianças carentes.

Tudo começou quando ele tinha alguns meses de vida e foi envenenado por uma babá, enquanto ainda morava em Vilhena (RO).

Desesperada, a mãe do então pequeno Abraão, a professora aposentada do IFMT (antiga ETF), trouxe o filho para fazer tratamento em Cuiabá, tendo em vista as condições hospitalares precárias daquela época no estado vizinho, em meados dos anos 80.

O bebê então chegou a ser desenganado pelos médicos, quando São Cosme e São Damião entraram em sua vida.

Um médico do Hospital Geral falou para a mãe de Abraão sobre um benzedor, na região da antiga rodoviária, no Coxipó, que poderia ajudar.

Ela foi nesse benzedor, ele disse que eu seria salvo e para que ela entregasse o filho para São Cosme e São Damião, e que a partir dos 11 anos deveria começar a fazer uma festa para as crianças, que deveria fazer até o fim da vida.

Abraão e sua família realizam a festa desde que o comunicador tinha 11 anos, uma forma de pagar a promessa de sua mãe. Hoje ele conta com a ajuda de devotos e voluntários para a realização do evento. E para concluir mais uma grande obra beneficente, o devoto pede doações para os preparativos finais da festa.

A festa segue um cardápio tradicional com Maria Izabel, farofa de banana e feijão empamonado. Antes do almoço é feita uma oração de agradecimento.

Nesse ano a festa será a partir das 10h30, no Centro Comunitário do Jardim Araçá. Para alegrar ainda mais a festa e comemorar a data especial, a tradicional banda de lambadão Scort Som e a cantora Nielly Cardoso irão animar os presentes durante o dia.

E ainda dá tempo de ajudar. Quem quiser participar da festa, além de colaborar com os doces e/ou a alimentação para a criançada pode entrar em contato com o Abraão (9 9956-1996).

(Com assessoria)
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet