Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:03:49
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

28/02/2024 às 13:45

PELO YOUTUBE

Casa Silva Freire estreia nova temporada da série ‘Conversas ao pé do cajueiro’

Convidados discutirão interferências da crise climática em Cuiabá e no estado de Mato Grosso em episódios com transmissão ao vivo

Entretê

Casa Silva Freire estreia nova temporada da série ‘Conversas ao pé do cajueiro’

Foto: João Paulo Paes

A Casa de Cultura Silva Freire estreia nesta quarta-feira (28), às 17h, a nova temporada da série “Conversas ao pé do cajueiro”, encontros mensais dedicados a discutir variados temas a partir do pensamento crítico e poético de Silva Freire. Transmitido pelo canal do YouTube da instituição, o episódio de abertura terá presença do secretário de Estado de Cultura, Jefferson Neves. Para assistir ao programa acesse o link.

Em 2024, nos encontros mediados pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral, convidados especiais discutirão as interferências da crise climática no âmbito da cultura e a perda dos elementos que torna singular os modos de ser e habitar a cidade de Cuiabá.

Como diferencial a proposta é receber e ouvir artesãos, pescadores, redeiras, ceramistas e outros atores culturais que compõem as cuiabanias para compreendermos os impactos dos problemas ambientais em suas produções e modos de vida.

“Ao longo dos episódios nossos convidados vão dialogar a partir da obra de Silva Freire e das questões levantadas pelo escritor nas décadas de 1970 a 1990 acerca da separação entre natureza e cultura, conversar sobre a crise climática e os diferentes modos de afetar as cuiabanias enquanto forma de vida que respeita a singularidade da cidade” adianta Larissa Silva Freire, diretora da Casa Silva Freire.

Durante a temporada serão debatidos, entre outros temas, o modernismo/modernidade, Intensivismo, arte, literatura, memória cultural e patrimônio histórico material e imaterial para pensarmos o espaço urbano na contemporaneidade e o pertencimento cultural a partir das transformações urbanas experimentadas em Mato Grosso desde a metade do XX.

“Trata-se fazer interconexões entre a filosofia, arte e ciência e outros saberes e as questões ambientais”, explica Valderez, que receberá também pesquisadores, urbanistas, geógrafos, artistas e outros atores que compõem os tecidos cultuais atuais para discutir os impactos da crise climática em Cuiabá e no estado de Mato Grosso.

Realização da Casa de Cultura Silva Freire através do Núcleo de Ambiências do Pensamento, o programa Conversas ao pé do cajueiro é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A Casa Silva Freire

Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.

Serviço

O que: Conversas ao pé do cajueiro
Quando: 28/02
Onde: Youtube Casa Silva Freire - https://youtube.com/live/1n5CE_Ern_E?feature=share
Horário: 17h

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet