Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:19:46
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

01/10/2022 às 15:20

14ª Festival de Siriri de Cuiabá será realizado de 21 a 23 de outubro na Orla do Porto

Evento foi lançado na quinta-feira, em praça pública, com apresentações gratuitas

Entretê

14ª Festival de Siriri de Cuiabá será realizado de 21 a 23 de outubro na Orla do Porto

Foto: Emanoele Daiane / Prefeitura de Cuiabá

Foi lançada, na quinta-feira (29), a 14ª Edição do Festival de Siriri de Cuiabá, na Praça Alencastro. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Energisa, tem como objetivo difundir e preservar o Siriri Cuiabano como a mais importante manifestação da cultura popular de Cuiabá. O festival será realizado entre os dias 21 a 23 de outubro, no Espaço Cultural Liu Arruda, em frente ao Museu do Rio, na Orla do Porto.

Como forma de abrilhantar o evento e prestigiar o público presente, houve apresentação especial com os grupos de Siriri e Cururu participantes, além da celebração dos 140 anos da Praça Alencastro. Ao todo serão dez grupos participantes, sendo nove de Siriri e um de Cururu.

“Realizar mais essa edição do Festival é manter viva a cultura popular. Tanto é que, nada mais democrático que realizar eventos como esse em praça pública, local de livre acesso de toda população. É um único lugar que, independentemente de qualquer classe social, as pessoas podem utilizar”, comentou o prefeito em exercício, José Roberto Stopa.

“O Festival de Siriri de Cuiabá começou no início dos anos 2000, tornando- se o maior festival popular da cultura cuiabana. Ao longo de sua trajetória foi seaperfeiçoando para dar maior visibilidade aos grupos participantes, agregando também a gastronomia e o artesanato. Nesta edição, o Festival terá a participação de dez grupos provenientes dos diversos Quintais Cuiabanos”, contextualizou o secretário de Cultura, Aluízio Leite.

Representando todos os grupos de Siriri e Cururu que farão parte do Festival, o integrante do grupo da Tradição Cuiabana do Cururu de Coxipó, Thomas Flaviano disse que participar desse Festival após a pandemia é motivo de gratidão e de muita alegria. “Estarmos aqui fazendo parte desse evento é motivo para festejar. Festejar por saber que estamos contribuindo com as tradições. Tenho certeza, de que todos os grupos que se esforçaram para estar aqui estão cheios de expectativas”, comentou.

O festival, em outubro

O Festival de Siriri de Cuiabá teve seu processo embrionário no início dos anos 2000. Ao longo de sua trajetória 13 edições foram realizadas, aperfeiçoando-se para dar maior visibilidade aos grupos participantes bem como agregando gastronomia, artesanato e espaço de convivência.

Nesta edição o Festival terá a participação de 10 grupos provenientes dos diversos Quintais Cuiabanos. Territórios usados para promover oficinas de dança, confecção da viola de cocho, figurinos e coreografia. Estima-se que passarão pela Arena do Siriri cerca de seis mil pessoas que prestigiarão o evento de forma gratuita.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet