Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:19:37
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

18/10/2022 às 10:53

Festival de Siriri de Cuiabá começa nesta sexta, na Acrimat, com entrada franca

Serão 11 grupos se apresentando, distribuídos nas 3 noites de evento; o estacionamento também é gratuito

Priscila Mendes

Festival de Siriri de Cuiabá começa nesta sexta, na Acrimat, com entrada franca

Foto: Emanoele Daiane / Prefeitura de Cuiabá

O Festival de Siriri de Cuiabá já será neste fim de semana, de sexta-feira (21) a domingo (23), no Parque de Exposição da Acrimat, sempre a partir das 19h, com entrada e estacionamento gratuitos.

Na programação, serão 11 grupos se apresentando, sendo nove de siriri e um de cururu: Flor do Campo, Flor Ribeirinha, Flor do Atalaia, Siriri Florescer, Flor Serrana, São Gonçalo Beira Rio, Siriri Elétrico, Coração Franciscano, Raízes Cuiabanas, Voa Tuiuiu e o Grupo de Cururu.

Esta será a 14ª edição, depois da pausa em razão da pandemia de covid-19. A edição anterior ocorreu em 2019. Estima-se que passarão pela arena do festival cerca de seis mil pessoas. Além das apresentações, como forma de valorização da cultura popular cuiabana e de incentivo aos grupos, haverá praça de alimentação e espaço kids, para permitir um completo passeio em família e junto de amigos.


“O Festival de Siriri de Cuiabá começou no início dos anos 2000, tornando-se o maior festival popular da cultura cuiabana. Ao longo de sua trajetória, foi se aperfeiçoando para dar maior visibilidade aos grupos participantes, agregando também a gastronomia e o artesanato”, convida osecretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Aluízio Leite.

Nesta edição, o festival retoma suas origens, estimulando a participação de grupos provenientes dos chamados quintais cuiabanos, localidades onde se promove oficinas de dança, confecção da viola de cocho, de figurinos e ensaios das coreografias. “[O evento] será um espaço para que os grupos tradicionais da cuiabania tenham a oportunidade de apresentar o que há de mais rico e belo da cultura e tradição”, reforçou Leite.

O evento de cultura popular é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Rede Energisa.

Confira a programação completa


Sexta-feira (21)
19h30 - Abertura oficial
20h – Apresentação Cururu
20h20 – Apresentação Siriri Infantil
20h45 – Grupo Siriri Buriti do Cerrado
21h – Cuiabá Em Cena – Com Edmilson Maciel e elenco
21h10 - Apresentação Especial Coletiva dos Grupo de Siriri

Sábado (22)
19h30 – Grupo Coração Franciscano
20h – Grupo Flor do Campo
20h30 – Grupo Raízes Cuiabanas
21h – Grupo São Gonçalo Beira Rio
21h30 – Grupo Flor do Atalaia

Domingo (23)
19h30 – Grupo Siriri Elétrico
20h – Grupo Flor Serrana
20h30 – Grupo Voa Tuiuiu
21h – Grupo Flor Ribeirinha

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet