Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
03:01:51
informe o texto

Notícias / Cinema

28/10/2022 às 14:49

Travessuras ou gostosuras: Filmes aterrorizantes para maratonar no Dia das Bruxas

Indo do sobrenatural aos clássicos do terror, o Entretê preparou uma lista para você assistir apenas se tiver coragem

Paulo Henrique Fanaia

Travessuras ou gostosuras: Filmes aterrorizantes para maratonar no Dia das Bruxas

Foto: Cena do filme Maníaco

Chegou o Halloween ou, como é conhecido no Brasil, o Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 deste mês. E que tal aproveitar essa data tão sombria para curtir um filme de terror, enquanto se prepara para as travessuras e gostosuras?

É muito difícil fazer uma lista com filmes de terror, porque o gênero é muito abrangente, indo desde os clássicos, passando pelos sobrenaturais, slashers e até os com violência. Então, o Entretê fez uma lista de filmes de terror pouco conhecidos do público em geral, mas também não esqueceu dos clássicos, para você fazer uma maratona aterrorizante de respeito!

Pega a pipoca e assista, se tiver coragem.

Hellraiser – Renascido do Inferno (Hellraiser - 1987 – 94 min - Dirigido por Clive Barker)

Frank, um pervertido sexual, compra um cubo mágico e abre a porta de uma dimensão cheia de dor e tortura. Quando uma antiga amante se muda para sua casa, ele tenta convencê-la a ajudá-lo a voltar ao mundo dos vivos.

Um clássico dos anos 80 e 90, "Hellraiser" tem uma das figuras mais conhecidas do terror, o vilão Pinhead. Embora o Cenobita muitas vezes seja colocado ao lado de figuras lendárias dos filmes slasher, Hellraiser não é um slasher em si, mas sim um terror cósmico que só poderia ter saído da mente doentia de Clive Barker que não só é o roteirista, mas também o diretor do filme.

Com um body horror de cair o queixo, com o perdão do trocadilho, o filme tem cenas memoráveis feitas com o mais puro efeito prático dos anos 1980, sendo as mais famosas a morte de Frank com as correntes e os ganchos e o retorno gradual do personagem do mundo dos mortos.

Disponível na Prime Vídeo.



O Ataque dos Vermes Malditos (Tremors – 1990 – 96 min - Dirigido por Ron Underwood)

Perfection é uma pequena vila isolada no meio do estado de Nevada onde, indo de encontro à calmaria costumeira, passa a sofrer uma série de abalos sísmicos estranhos. Para investigar as vibrações, uma estudante de sismologia instala aparelhos no deserto. É quando dois moradores locais descobrem que embaixo da cidade está uma ninhada de vermes gigantes e fedorentos, com tentáculos na boca e que se movem sob a terra em alta velocidade. Acuada pelas criaturas, os habitantes da cidade se unem para encontrar uma solução e eliminá-los.

Já que falamos de clássicos, por que não falar de um clássico que passou diversas vezes na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa? "O Ataque dos Vermes Malditos" já deu medo em muitas crianças nos anos 90 que chegava da escola e assistia o filme comendo uma bolacha Mirabel com leite e achocolatado.

Além de aterrorizante, o filme tem momentos eficazes de comédia e aventura, sendo uma homenagem muito bem feita aos filmes de monstros dos anos 60.

Disponível na Netflix.



Arraste-me Para o Inferno (Drag me to Hell – 2009 - 99 min - Dirigido por Sam Raimi)

Christine trabalha como analista de crédito e vive com o namorado. Um dia, para impressionar o chefe, ela recusa o pedido de uma senhora cigana para conseguir um acréscimo em seu empréstimo, de forma que possa pagar a casa. Como vingança, a mulher joga uma maldição sobrenatural na vida de Christine.

Após o sucesso estrondoso que atingiu ao dirigir os três filmes da trilogia Spider-Man com Tobey Maguire, Sam Raimi decidiu voltar às origens que o lançaram ao estrelato em Hollywood, o terro trash.

"Arraste-me Para o Inferno" pode parecer estranho para algumas pessoas que não tem costume de assistir filme trash, porém, é inegável que a obra é divertida e, por diversas vezes, até nojenta. Raimi constrói o terror sobrenatural de forma magistral e consegue efeitos práticos primorosos graças ao bom orçamento que teve para o filme.

Disponível na Netflix.



A Mulher de Preto (The Woman in Black - 2012 – 95 min – Dirigido por James Watkins)

Arthur foi enviado por seu escritório para regularizar os documentos de uma mansão abandonada, próximo a um vilarejo, cujas crianças morrem misteriosamente de tempos em tempos. Quando começa a ter uma série de visões sinistras durante a execução de suas tarefas, inclusive uma de uma mulher vestida de preto, ele descobre que existe algo relacionado ao passado daquele local e decide investigar, provocando a ira dos moradores e a morte de mais vítimas.

Para quem gosta de sustos, "A Mulher de Preto" é o filme ideal para uma boa noite de Halloween. O filme ajudou a tirar a imagem de Harry Potter de Daniel Radcliffe e rendeu uma sequência que infelizmente não foi tão boa quanto a original.

Disponível na HBO Max.



Abismo do Medo (The Descent – 2005 – 100 min – Dirigido por Neil Marshall)

Um ano após um trágico acidente, algumas amigas vão explorar uma caverna desconhecida. Logo elas descobrem que talvez alguém tenha entrado ali, mas nunca saído vivo. Um acidente faz com que uma rocha se desprenda e as amigas fiquem presas na caverna. Com a saída bloqueada, elas passam a explorar o local, buscando outro meio de sair. Porém elas passam a ser perseguidas por estranhas criaturas, que se escondem na escuridão da caverna.

Além de claustrofóbico, "O Abismo do Medo" ainda conta com cenas com muito sangue e violência. Uma obra prima pouco lembrada nas maratonas de terror.

Disponível na Prime Vídeo.



Maníaco (Maniac – 2013 – 80 min – Dirigido por Franck Khalfoun)

Frank é o proprietário de uma loja de manequins, que mata mulheres e depois as escalpela. As coisas mudam quando ele conhece a fotógrafa Anna, por quem desenvolve uma relação mais afetuosa. Entretanto, seus impulsos de matar continuam a persegui-lo.

Remake do filme homônimo de 1980, mas com um toque especial, “Maníaco” de 2013 é filmado em primeira pessoa! Pode parecer estranho no começo, mas com o passar do tempo o público se acostuma com a visão diferenciada e passa a se tornar, junto do personagem vivido por Elijah Wood, uma espécie de comparsa do assassino.

O filme passou despercebido pelo público em geral, mas isso não quer dizer que ele seja ruim, muito pelo contrário, a obra é violenta e por muitas vezes desconfortável de assistir.

Disponível na Prime Vídeo.



Terror no Estúdio 666 (Studio 666 – 2022 – 110 min – Dirigido por BJ McDonnell)

A banda Foo Fighters viaja para uma mansão em Encino para gravar seu 10º álbum. Lá, Dave Grohl e sua turma enfrentam forças sobrenaturais que ameaçam tanto a conclusão do disco quanto a vida dos membros do grupo.

O Foo Fighters sempre gostou de gravar vídeo clipes cinematográficos durante a carreira, só faltava um filme né! Agora não falta mais! "Terror no Estúdio 666" é uma comédia de terror musical muito divertida e que arranca momentos hilários do público.

Disponível no HBO Max.



Rastro de Maldade (Bone Tomahawk - 2015 – 135 min – Dirigido por Craig Zahler)

No Velho Oeste, um xerife veterano, seu assistente de meia-idade e um pistoleiro juntam forças para resgatar uma garota sequestrada por uma tribo de canibais. Eles são acompanhados pelo marido da vítima, que insiste em participar da expedição.

Um terror misturado com filme de faroeste, essa é a junção perfeita que une a belíssima fotografia de "Rastro da Maldade" com as cenas de violência extrema que acompanham o filme.

Disponível na Prime Vídeo.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Leandro Peska 28/10/2022 às 00:00

    Excelentes dicas! Tem filme pra todos os gostos do terror! Só faltou algum brasileiro aí! Mas fica pra próxima lista!

 
Sitevip Internet