Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:38:40
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

28/10/2022 às 16:33

Flor Ribeirinha e Instituto Inca oferecem 3 cursos gratuitos sobre saberes da comunidade São Gonçalo Beira Rio

As inscrições ficam abertas até domingo; Aulas ocorrerão aos sábados, no Quintal da Domingas

Priscila Mendes

Flor Ribeirinha e Instituto Inca oferecem 3 cursos gratuitos sobre saberes da comunidade São Gonçalo Beira Rio

Foto: Jeferson Padro / Secel/MT / Facebook Flor Ribeirinha

​O Quintal da Domingas, um dos mais tradicionais quintais cuiabanos, casa do grupo Flor Ribeirinha, vai receber três cursos gratuitos, presencialmente aos sábados, a fim de formar a população e valorizar os saberes ribeirinhos de Cuiabá. Começam no dia 5 de novembro os cursos “Confecção de Figurinos Regionais”, “Artesanato em Cerâmica” e o de dança “Flor da Idade”, este voltado para pessoas de 60 anos ou mais. As inscrições estão abertas até o próximo domingo (30) e são on-line (acesse os formulários abaixo) e as vagas são limitadas.

O projeto é uma realização do Instituto INCA - Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com o Ponto de Cultura Quintal da Domingas e da Associação Cultural Flor Ribeirinha, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais João Batista, Allan Kardec e Wilson Santos.

O Quintal da Domingas fica na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. É importante se inscrever em apenas uma atividade, já que os horários se chocam.

Confira sobre os cursos:

Artesanato em Cerâmica

A proposta é repassar a tradição do modo de fazer a cerâmica de São Gonçalo Beira Rio, em todo o seu processo de confecção, desde modelar o barro, como vasos, moringas e outras peças utilitárias de cozinha que faziam parte do cotidiano dos moradores da comunidade de São Gonçalo Beira Rio até o processo de queima.

O curso também é uma forma de divulgar o trabalho das ceramistas ao público, trazer mais visibilidade para a comunidade e tais saberes tradicionais.

O curso tem duração de quatro meses, disponibiliza 20 vagas e acolhe interessados com 18 anos ou mais.

Início das aulas: 05/11
Horário: das 16h às 17h30
Local: Quintal da Domingas
Inscrição: neste formulário


Flor da Idade

Este projeto, voltado para a “melhor idade”, nasceu em 2019, com o intuito de promover o bem-estar físico, mental e a socialização. O projeto de aulas de danças regionais retorna, agora, inserido na parceria entre o Instituto Inca e o Flor Ribeirinha.

O curso terá duração de quatro meses, sempre aos sábados, convida pessoas com 60 anos ou mais e oferece 50 vagas.

Início das aulas: 05/11
Horário: das 17h às 18h30
Local: Quintal da Domingas
Inscrição:neste formulário

Confecção de Figurinos Regionais

A formação é de Corte e Costura focados na confecção de figurinos, de maneira a oportunizar a qualificação e geração de renda para os inscritos.

Compõem o curso todo o processo de confecção, como a criação de modelos, desenho técnico, materiais têxteis, tipos de acabamentos, máquinas de costuras para cada etapa, processos de montagem de figurinos, etc.

O curso de Confecção de Figurinos Regionais será de quatro meses, todos os sábados, é voltado para adultos e oferece 15 vagas.

Início das aulas: 05/11
Horário: das 14h às 17h30
Local: Quintal da Domingas
Inscrição:neste formulário
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet