Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
04:12:35
informe o texto

Notícias / Cinema

16/11/2022 às 12:00

Celebre os 100 anos de José Saramago com alguns filmes baseados nos livros do aclamado autor português

Indo do suspense à animação infantil, Saramago já ganhou diversas adaptações incríveis para as telonas

Paulo Henrique Fanaia

Celebre os 100 anos de José Saramago com alguns filmes baseados nos livros do aclamado autor português

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (16) o mundo da literatura comemora os 100 anos do autor português José Saramago. Nascido na cidade portuguesa de Azinhaga, Saramago é até hoje um dos maiores escritores da nossa língua e como reconhecimento pelo seu trabalho, foi agraciado com o prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Autor de mais de 40 obras que envolvem romances, peças de teatro, poesias e contos, o escritor foi considerado como o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Saramago faleceu em 18 de junho de 2010, aos 87 anos de idade vítima de leucemia.

De acordo com a professora de redação e fã de José Saramago, Kelina Souza, o autor é um ícone da literatura e serve de inspiração para novos escritores até hoje.

“Saramago é, sem dúvida, um ícone da literatura em língua portuguesa. Sua escrita, despreocupada com as normas de paragrafação ou de pontuação, consegue ser densa, pelos assuntos recheados de críticas sociais, e frenética, pela rapidez com que as ações acontecem. O charme especial está na criação de enredos inusitados, como uma epidemia de cegueira ou uma morte que tira férias. Com esse realismo mágico, Saramago conseguiu se eternizar no mundo literário, servindo de inspiração para novos escritores e proporcionando, por meio da sua arte, uma compreensão sobre vários aspectos da humanidade”, conta a professora.


As obras do autor foram elogiadas ao redor do mundo, o que chamou a atenção de alguns estúdios de Hollywood que adaptaram as histórias dos livros para as telas de cinema. Alguns filmes foram sucesso imediato, já outros dividiram o público, mas sempre de forma positiva.

O Entretê preparou uma lista com as cinco adaptações mais famosas do autor português para que você possa conhecer um pouco da sua obra.

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness - 2008 – 121 min - Dirigido por Fernando Meirelles)

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

O filme mais conhecido baseado em um livro de José Saramago. Após fazer sucesso com as adaptações de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel, Fernando Meirelles teve a benção do próprio Saramago para filmar o longa. Além de concordar com as filmagens, o escritor deu total liberdade para que Meirelles adaptasse o romance para o cinema. O resultado foi um sucesso de bilheteria e crítica que rendeu elogios do próprio escritor que agradeceu Meirelles pelo trabalho de adaptação do livro.

Como todo bom filme de Fernando Meirelles, Ensaio Sobre a Cegueira tem uma fotografia ótima, um elenco de peso com Juliane Moore, Mark Ruffalo, Dany Glover, Gael Garcia Bernal e a brasileira Alice Braga. A obra retrata muito bem o cenário apocalíptico e a decadência da sociedade narrada por Saramago na obra original.

Disponível no YouTube.



O Homem Duplicado (Enemy – 2014 – 90 min - Dirigido por Denis Villeneuve)

Um pacato professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, um ator, quando assiste a um filme banal. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, envolvendo sua namorada e a esposa dele, em uma trama de suspense que muda a vida a vida de todos os personagens.

Diferente de Ensaio Sobre a Cegueira que foi elogiado por público e crítica, O Homem Duplicado é um filme que divide opiniões. O filme trabalha muito com simbologias para mostrar o que se passa dentro da cabeça do personagem vivido por Jake Gyllenhaal que entrega uma performance incrível como o pacato professor e o estranho ator.

Embora seja um filme bem difícil de interpretar, ele é aquela típica obra que deve ser assistida mais de uma vez. Na primeira, o espectador sente o impacto da narrativa, fica intrigado e pensa no filme por alguns dias. Na segunda vez, o espectador reassiste e, com uma melhor compreensão da temática, consegue entender as metáforas aplicadas, principal na questão da aranha e a teia que ela produz.

Disponível na Netnow e Amazon.



Embargo (2010 - 83 min - Dirigido por António Ferreira)

Nuno vende sanduíches numa carrocinha. Um dia ele inventa uma máquina revolucionária, que promete transformar a indústria de calçados: um digitalizador de pés. Sem condições de produzí-la sozinho, tenta vender a invenção sem sucesso. Em meio a um embargo petrolífero, Nuno depara-se com uma grande dificuldade e torna-se obcecado com a possibilidade de atingir o sucesso e conquistar seus sonhos. Quando fica estranhamente preso dentro de seu carro, e perde com isso uma oportunidade única de produzir o seu invento, vê subitamente sua vida embargada.

Adaptado do conto homônimo de José Saramago, Embargo é um filme “peculiar”, mas divertido e que arranca boas risadas do público. A premissa é bem maluca, mas que funciona, tudo isso ligada à boa interpretação do ator português Filipe Costa.

Não disponível nos streamings.



A Jangada de Pedra (La Balsa de Piedra - 2002 – 105 min – Dirigido por George Sluzier)

Na sequência de um tremor de terra, que nenhum sismógrafo registou, abre-se uma fenda enorme ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica separa-se do continente europeu e parte à deriva no Atlântico, como uma gigantesca jangada de pedra. Portugueses e espanhóis vêem o seu quotidiano abalado por essa nova realidade.

Primeira adaptação de um texto de Saramago que foi transportada para as telonas do cinema. Embora o escritor não tenha gostado muito do resultado do filme, a obra não é de todo mal e pode sim divertir quem se deixa levar pela premissa diferentona.

Não disponível nos streamings.



A Maior Flor do Mundo (2007 – 10 min – Dirigido por Juan Pablo Etcheverry)

Reflexões sobre infância, individualismo e existencialismo em forma de poesia visual.

Baseado no único conto infantil de Saramago, A Maior Flor do Mundo é um curta de animação de inegável beleza e ternura que agrada crianças e adultos.

Disponível completo no YouTube.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet