Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
12:56:12
informe o texto

Notícias / TV

10/01/2023 às 18:50

TV Cultura estreia, nesta quinta, minissérie sobre o cerrado, berço das águas do Brasil

A produção 'Caixa D’Água do Brasil' tem cinco episódios e vai ao ar semanalmente

Entretê

TV Cultura estreia, nesta quinta, minissérie sobre o cerrado, berço das águas do Brasil

Nascente do Rio Araguaia, no município de Mineiros, em Goiás

Foto: Divulgação TV Cultura

ATV Culturaestreia, nestaquinta-feira (12), a minissérieCaixa D’Água do Brasil, em cinco episódios, sendo um por semana, umacoprodução entre a emissora e a CenaUm. A atração mostra que oCerrado é o berço das águas do Brasil, onde brotam as primeiras águasque se reúnem e formam grandes rios, abastecendo milhões de pessoas e assegurando a vida em grande parte do continente. Vai ao ar às20h (horário de Brasília).

O bioma abriga quase 20 mil nascentes de importantes bacias hidrográficas do país, entre elas as bacias Platina, Amazônica (que atravessam Mato Grosso) e do São Francisco. Abastece os aquíferos Bambuí, Urucuia e parte do Guarani, alimenta o Pantanal e distribui generosamente recursos hídricos por todo o país.

Caixa D’Água do Brasilpretende alertar que a ocupação humana desordenada e a exploração econômica mal conduzida ameaçam essa mágica rede de águas.

Nos cinco episódios, a minissérie percorre as nascentes das regiões hidrográficas Tocantins-Araguaia, que reforça a Bacia Amazônia; do São Francisco, vital para o Nordeste brasileiro; e a do Paraná, que ousa descer até o rio da Prata, encontrando o Oceano Atlântico ao sul do continente.

Das gotas iniciais até a foz de cada um desses extensos rios, o contraponto da amplitude que adquirem em seu longo e sinuoso percurso, alargando as margens para alegria dos ribeirinhos e das populações em geral.

A produção ressalta a importância dessas águas na geração de energia, pesca, turismo, irrigação e outras atividades econômicas, e as iniciativas que defendem riachos, córregos e o bioma.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet