Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:34:32
informe o texto

Notícias / TV

06/02/2023 às 16:23

Lúcia Palma celebra décadas de dedicação ao Teatro no programa Cultura Livre

Edição inédita do programa de entrevistas vai ao ar na TV Gazeta nesta quarta

Priscila Mendes

Lúcia Palma celebra décadas de dedicação ao Teatro no programa Cultura Livre

Foto: Divulgação

A reconhecida dama do teatro mato-grossense, Lúcia Palma, completou 75 anos e muita história junto às artes, desde que, aos cinco anos de idade, fez a sua apresentação em público, ainda muito tímida, numa celebração no pátio do Internato Asilo Santa Rita.

Tantas memórias e tanta importância para as artes de Mato Grosso só poderiam ser narradas pela própria Lúcia Palma. E é por isso que ela é a convidada da próxima edição do programa de TV Cultura Livre.

O Cultura Livre é apresentado pela atriz e diretora teatral Helô Godoy e exibido inicialmente na TV Gazeta (canal aberto 19.1) sempre às quartas-feiras. A edição especial com Lúcia Palma já foi gravada e vai ao ar nesta quarta (8), às 21h30, com reprise no sábado (11), às 21h, no mesmo canal; e exibição na TV Mato Grosso (canal 27.1) nos dias 18 (sábado seguinte), às 17h; 19 (domingo), às 18h; e 20, às 20h, deste mês.

Anos após sua estreia no internato onde estudava, agora a jovem de 20 e poucos anos cursa Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos de 1970, quando Lúcia Palma se integra ao projeto “Tempo de Teatro”, em que participou de cursos, workshops, oficinas com grandes nomes do teatro nacional como Paulo Coelho, Jesus Chediac, Amir Haddad.

Em 1976, mudou-se para Belo Horizonte, tendo participado por três anos da cena teatral mineira na atuação e direção de vários espetáculos.

Ao retornar para Cuiabá, em 1979, iniciou parceria com a diretora Glória Albuês, integrando o elenco de “Rio acima, rio abaixo ou ergue o mocho e vamos palestrar”: espetáculo histórico que, até meados dos anos 1980, circulou por diferentes estados do país levando aos palcos, pela primeira vez, a cultura das comunidades ribeirinhas e o sotaque cuiabano.

Em sua trajetória, Lúcia Palma se encontrou, seja profissionalmente, seja culturalmente, como personagens como Terezinha Castrillon, Dunga Rodrigues, Ivens Scaff, Rosalvo Caçador, Ênio Póvoas, Jejé de Oyá, Ivan Belém, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, Claudete Jaudy, Luiz Marchetti, Luiz Borges, Marithê Azevedo e tantos outros.

Para saber mais sobre o programa de entrevistas Cultura Livre e sobre a edição desta quarta-feira (8), acesse @culturalivremt no Instagram.

Ficha técnica do programa de TV Cultura Livre

Apresentação e produção: Helô Godoy; Direção e produção: Gustavo Teixeira. Edição, Cenário e Sonoplastia: JB Leite, Ronaldo Almeida e Lauro Souza. Direção Geral: Márcio Almeida.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet