Cuiabá, sábado, 20/07/2024
15:45:47
informe o texto

Notícias / Cinema

13/01/2023 às 12:14

Mato Grosso produz filme sobre culturas e identidades ciganas

A produção está na fase final e deve ser lançada no segundo semestre

Entretê

Mato Grosso produz filme sobre culturas e identidades ciganas

Meninas ciganas do acampamento Nova Canaã

Foto: Karen Ferreira, Rodrigo Zaiden e Aluízio de Azevedo

O curta metragem ‘Caminhos Ciganos’, selecionado no Edital Audiovisual 2021, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), está em fase final de produção e deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

O filme traz uma abordagem sobre culturas e identidades ciganas do Brasil, Portugal e França, frutos de uma viagem do diretor Aluízio de Azevedo, que é da etnia Calon.

O diretor conta que a viagem de produção do curta metragemtambém foi uma busca pelo fortalecimento de sua identidade e ancestralidade. Percorrendo comunidades, conviveu com personagens e cotidianos, vivenciou manifestações culturais, modos de vida e tradições, além de captar as emoções dos encontros de pessoas que vivem em países diferentes e separadas por muito tempo.

“O filme traz uma narrativa poética e intimista. Em 2017, percorremos inúmeras cidades, cruzamos e conversamos com personagens marcantes que encantam pela visão, sabedoria e simplicidade. Nas conversas, eles contam como acontecem suas relações com os não-ciganos, a hibridação e/ou a manutenção das identidades”, pontua.

Após o lançamento, o projeto deve iniciar um circuito de exibições presenciais para as comunidades ciganas que participam, nos municípios de Tangará, Rondonópolis e Cuiabá. Também conta a criação de uma plataforma digital para divulgar informações do filme.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet