Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:29:02
informe o texto

Notícias / Literatura

26/01/2023 às 14:52

Projeto 'Poesia no Ar' leva performances poéticas para comunidades da baixada cuiabana

Para cada local, foi escolhido um tema específico, baseado nas expressões culturais da região

Gabriella Arantes

Projeto 'Poesia no Ar' leva performances poéticas para comunidades da baixada cuiabana

Apresentação no Quilombo de Mata Cavalo

Foto: Arquivo Pessoal

Mais do que versos, palavras e estrofes, a poesia também instiga e emociona. Através desse conceito, foi criada a performance poética “Poesia no Ar", produzida pela poeta e integrante da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Luciene Carvalho.

Juntamente com o grupo A Trupe, o projeto está levando performances poéticas para comunidades da baixada cuiabana. Para cada local, foi escolhido um tema específico
para ser abordado durante a apresentação, baseado na realidade de cada região.

“Eu comecei a entender que as comunidades têm suas próprias demandas, agendas e uma cultura muita dela. [...] A importância de levar arte é essa imensa troca de experiências. [A proposta é] criar uma terceira experiência única, em que a comunidade, com sua cultura, sua maneira de vivenciar e de comer, encontra também a experiência da ciência", contou a artista aoEntretê.

A primeira
performancefoi realizada no último domingo (22), na comunidade Quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. O tema escolhido foi em homenagem a São Benedito.

“Foi escrito um texto para a inauguração da igreja de Mata Cavalo de Cima. Original e Inédito. [...] Todo mundo estava com roupas azuis em homenagem a São Benedito”, disse a poeta.

A próxima
apresentaçãoestá marcada para este sábado (28), às 20h, no Quintal do Boi Estrela, em Santo Antônio do Leverger. "Novamente, fomos pesquisar o que havia na minha literatura que celebra o município, que são os folguedos e o Boi da Serra", afirmouLuciene.

A última atuação poética do grupo será no dia 2 de fevereiro, às 15h30, na Comunidade Bem Viver, bairro Sucuri, em Cuiabá. O local é um centro de tratamento de mulheres dependentes químicas.

“Estamos preparando um trabalho específico para aquele lugar, também será um texto não publicado que trata das questões de dificuldades emocionais e familiares. Então, nós colocamos a arte a serviço da comunidade”, afirmou a artista.

A poeta

Luciene Carvalho tem 14 livros publicados, a maioria de poesias. Foi eleita e empossada na Academia Mato-grossense de Letras em 2015. É também diretora de Teatro, formada pela MT Escola de Teatro (Unemat, campus Cuiabá).

Poesia no Ar

O projeto é realizado pela Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim),com o patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Serviço
Performance poética “Poesia no Ar”

Sábado (28): Quintal do Boi Estrela, em Santo Antônio do Leverger, às 20h, em Santo Antônio do Leverger

Quinta-feira (2): Comunidade Bem Viver, bairro Sucuri, em Cuiabá, às 15h30
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet