Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
00:51:15
informe o texto

Notícias / Cinema

27/01/2023 às 15:03

10 anos do incêndio na Boate Kiss: confira alguns filmes que retratam tragédias reais

Obras de partir o coração, mas que ensinam cuidados para que a triste história não se repita

Paulo Henrique Fanaia

10 anos do incêndio na Boate Kiss: confira alguns filmes que retratam tragédias reais

Todo Dia a Mesma Noite

Foto: Reprodução

Neste 27 de janeiro, o Brasil relembra um capítulo triste de sua história recente, os 10 anos do incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia que vitimou 242 pessoas e deixou 636 feridos rendeu uma série que estreou nesta semana na Netflix e que já está fazendo um enorme sucesso.

Em cinco capítulos, “Todo Dia a Mesma Noite” conta a história das vítimas, das famílias, dos sobreviventes, das pessoas que atuaram no resgate e até mesmo o julgamento dos responsáveis pelo incêndio. A obra não é fácil de assistir, devido ao conteúdo chocante, mas é obrigatória para todos que apreciam as produções nacionais.

Muitos filmes já contaram histórias de tragédias reais que chocaram o mundo e, por isso, o Entretê separou algumas dessas produções que estão disponíveis nos serviços de streaming.

Tal qual “Todo Dia a Mesma Noite”, algumas dessas obras são densas e difíceis de digerir, mas são essenciais para lembrar a todos cuidados necessários para que a história não se repita.

Carandiru (2003 – 146 min - Dirigido por Héctor Babenco)

Um médico sanitarista se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante a década de 1990. Convivendo diariamente com a dura realidade dos detentos, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. Paradoxalmente, ele conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.

Considerado um dos melhores filmes brasileiros, "Carandiru" é uma obra incrível que retrata de forma humanizada as vítimas do Massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992. O filme, baseado no livro "Estação Carandiru" de Drauzio Varella, tenta mostrar um pouco da história de alguns detentos que cumpriam pena na penitenciária à época do massacre.

Obviamente, o clímax da obra acontece durante a tragédia que vitimou 111 prisioneiros, momento em que o diretor Héctor Babenco muda completamente a abordagem da película, adotando uma linguagem quase que documental.

Disponível na Globoplay e completo no Youtube.



Elefante (Elephant - 2003 – 81 min - Dirigido por Gus Van Sant)

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária dePortland, no estado deOregon, costa oeste dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

Inspirado no Massacre de Columbine, ocorrido nos Estados Unidos em 20 de abril de 1999, o filme dirigido por Van Sant é uma aula de cinema. A obra é repleta de planos muito longos que são filmados com uma técnica incrível e as cenas, geralmente, acontecem por trás dos atores, fazendo com que o público acompanhe o passo a passo dos assassinos e das vítimas da escola.

Disponível na HBO Max.



O Bombardeio (Skyggen i mit oje - 2022 – 107 min - Dirigido por Ole Bornedal)

Em 21 de março de 1945, a Força Aérea Real Britânica partiu em uma missão para bombardear a sede da Gestapo em Copenhague. O ataque teve consequências fatais, pois alguns dos homens-bomba atingiram acidentalmente uma escola e mais de 120 pessoas foram mortas, 86 das quais eram crianças.

O Bombardeio” passou despercebido pelos assinantes da Netflix na época do lançamento, mas o filme conquistou e chocou as pessoas que tiveram a oportunidade de assistir à obra. O filme conta a história da desastrosa Operação Cartago durante a Segunda Guerra Mundial quando a Alemanha Nazista ocupou a Dinamarca. A resistência dinamarquesa planejou bombardear o quartel general da Gestapo, em um plano em cooperação com as forças britânicas.

A princípio, o ataque teve efeito, resultando na destruição da central nazista, liberando prisioneiros e interrompendo as atividades alemãs no local. Contudo, acidentalmente, um avião da Força Aérea Britânica acabou sendo danificado, colidindo com a escolaJeanne d’Arc. Na contagem oficial, morreram 125 civis, 86 deles, crianças.

Disponível na Netflix.



22 de Julho (22 July – 2020 - 143 min –Dirigido por Paul Greengrass)

Noruega, 2011. Anders Behring Breivik, consumido pelos seus ideias fundamentalistas cristãos e anti-islâmicos, mata 75 pessoas a tiros em um acampamento na Ilha de Utoya. Os sobreviventes do ataque pedem justiça ao governo Norueguês, enquanto os advogados do terrorista condenado se mobilizam para defendê-lo perante a lei.

Uma obra muito bem filmada que aborda temas como intelorência religiosa, política e até mesmo extremismo. “22 de Julho”, embora pesado e tenso, é um filme obrigatório ´para o tempo em que vivemos.

Disponível na Netflix.



Vivos (Alive – 1993 - 126 min –Dirigido por Frank Marshall)

Um time uruguaio de rugbi decide realizar uma viagem para sobrevoar os Andes. Em meio à viagem um acidente faz com que o avião caia em plena neve, deixando apenas de 20 a 25 sobreviventes. São enviados ao local vários aviões de reconhecimento, mas, devido ao péssimo tempo, o serviço é atrasado e posteriormente faz com que se desista de procurar sobreviventes. Após semanas sem comida, os sobreviventes passam a viver um dilema: ou se alimentam de carne humana dos que já faleceram ou também irão morrer.

Vivos” é um clássico dos anos 1990, mas que muitas pessoas esqueceram que assistiram. O filme tem uma fotografia ótima e cenas tensas de uma história incrivelmente real.

Disponível na Netflix.



O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka – 1988 - 89 min –Dirigido por Isao Takahata)

Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.

Baseado no romance semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka, “O Túmulo dos Vagalumes” é uma animação que, com certeza, não é para crianças. O filme é de doer o coração e retrata de forma crua os horrores sofridos por Akiyuki Nosaka durante a guerra que dizimou amigos e grande parte de sua família.

Disponível completo no Youtube.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet