Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:33:33
informe o texto

Notícias / Tecnologia

08/02/2023 às 17:57

Estudantes de MT apresentam soluções sobre energia sustentável em torneio de robótica

Evento do Sesi ocorrerá em Taguatinga (DF), neste fim de semana

Entretê

Estudantes de MT apresentam soluções sobre energia sustentável em torneio de robótica

Foto: Divulgação

Três equipes do Sesi Escola Mato Grosso irão apresentar suas ideias para o futuro da energia sustentável durante a etapa regional da 11ª temporada do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, que ocorre no Sesi Taguatinga (DF), na sexta-feira (10) e no sábado (11).

Ao todo, competem 22 equipes, sendo 12 do Distrito Federal, três de Goiás, três de Mato Grosso do Sul e quatro de Mato Grosso. Cada time tem de dois a dez competidores.

O tema da temporada 2022/2023 é 'Energize', relacionado ao sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o acesso à energia limpa. Na FLL, o desafio foi intitulado 'Super Powered' e os grupos explorarão a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia.

O analista de Educação Tecnológica do Sesi MT, Carlos Juliani, explica que nos dois dias de torneio regional, as equipes colocarão na mesa de competições um robô desenvolvido e programado por elas para executar de forma autônoma, em 2 minutos e 30 segundos, missões com o tema da temporada. Também faz parte da disputa desenvolver um projeto com uma solução inovadora para um problema do mundo real.

Além disso, é preciso que as equipes estejam norteadas por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. “Cada uma das quatro áreas tem o mesmo peso no desafio e corresponde a 25% do desempenho da equipe. Após a etapa regional, as equipes mais bem colocadas seguem para a etapa nacional e, desta, para um torneio internacional”, destaca.

Expectativa

Nesta edição, o Sesi Escola MT competirá com as equipes: Brother Creators, Brotherhood e Young Inventors.

Estreando no torneio, pela equipe Brother Creators, Ana Carolina Araújo, 13 anos, conta que a ansiedade está grande, mas que todos estão confiantes. “Vamos aplicar tudo o que aprendemos nos treinos e dar o máximo nos rounds. A expectativa é de que a minha equipe consiga um bom resultado e passar para a fase nacional”.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet