Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:24:35
informe o texto

Notícias / Tecnologia

26/07/2023 às 19:00

MT CRIATIVO

Galeria de artes online e game com linguajar cuiabano serão lançados nesta sexta

São três salas expositivas que podem ser acessadas por computadores ou dispositivos móveis, de forma gratuita

Entretê

Galeria de artes online e game com linguajar cuiabano serão lançados nesta sexta

Foto: Assessoria

Uma galeria online especializada em artes visuais e um jogo eletrônico de valorização do linguajar cuiabano serão apresentados ao público, nesta sexta-feira (28), às 7h30, no Centro Cultural Casa Cuiabana. Os dois projetos foram viabilizados com recursos de editais promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Selecionada no edital MT Criativo, a Flow é uma galeria de arte com tecnologia de tour 360º. São três salas expositivas que podem ser acessadas por computadores ou dispositivos móveis, de forma gratuita.

Além da contemplação, as obras poderão ser adquiridas de forma facilitada, por meio de sistema integrado de compra disponível no site. Em sua exposição de lançamento, a galeria conta com obras das artistas plásticas Dilma Gaião e Luana Venson e do fotógrafo Lu Oliari.

Já o jogo eletrônico, chamado de Projeto Digoreste, foi selecionado no edital Jogos Eletrônicos – Games, também promovido pela Secel-MT. Em 2D e com dinâmica de caça-palavras, o game traz como tema o linguajar cuiabano e está disponível gratuitamente em computadores e em dispositivos móveis com sistema operacional android.

“O game é uma ferramenta importante de valorização do linguajar cuiabano, um dos principais patrimônios imateriais mato-grossense. A utilização de jogos eletrônicos como ferramenta para a preservação, valorização e difusão da cultura tem sido uma ótima estratégia em vários países", comenta o idealizador do projeto, Lu Oliari.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, os dois projetos mostram o potencial dos negócios criativos em Mato Grosso.

“São projetos contemplados nos editais do programa MT Criativo que apontam a vocação de Mato Grosso na produção de jogos eletrônicos e de negócios criativos. O game traz o conceito de gamificação na educação como uma importante ferramenta de ensino e valoriza o linguajar cuiabano. E a galeria online conta com uma pegada de difusão da cultura e das artes visuais. Estamos contentes com os resultados desses projetos”, expõe Keiko.

Serviço

Lançamento Galeria Flow e Projeto Digoreste
Quando: sexta-feira (28), às 7h30
Local: Casa Cuiabana (Av. General Valle, 181, Bandeirantes, Cuiabá)
Mais informações: @flowgaleria e @projetodigoreste
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet