Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:46:31
informe o texto

Notícias / Cinema

20/02/2023 às 15:17

Cuiabá e Chapada serão cenários de gravação de filme de terror

O curta-metragem Vale da Estranheza apresenta um jovem adulto que, tentando reconstruir sua vida e laços de amizade, se torna alvo do desejo e posse de uma vampira

Entretê

Cuiabá e Chapada serão cenários de gravação de filme de terror

Diretor do filme Paulo Vidotti

Foto: Assessoria

O curta-metragem Vale da Estranheza, se prepara para as gravações que ocorrerão entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A produção foi aprovada aprovada no Edital de Seleção Pública, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel-MT).

O filme se apropria das linguagens de terror e suspense para contar a história de Tuta, um jovem roterista negro que, após longo período de reabilitação, volta para sua cidade natal e tenta retomar seus vinculos de amizade. Neste processo em que se reconecta com o passado e planeja o futuro, se torna alvo de Angélica, uma vampira bicentenária que o seduz e tenta controlá-lo.

O roteirista e diretor, Paulo Vidotti, nos antecipa que a mística que circunda o imaginário sobre vampiros é utilizado neste curta-metragem como alegoria para expor patologias que hoje podem ser identificadas como psicopatia, mas que no passado, por ausência de estudos científicos na cultura ocidental destinados a identificar doenças da psique humana, o comportamento psicopata foi atribuído ao sobrenatural, sendo diretamente associado aos vampiros.

Amarilis França, aluna da MT Escola de Teatro, que dará vida a essa personagem, relata que a experiência em Vale da Estranheza é, de certa forma, um reflexo de questões e relações humanas, um convite a viajar para dentro de si para compreender onde se está. “Os processos de preparação tem sido fascinante com muitas pesquisas através de elementos da psicologia, do misticismo... Sem dúvidas será um curta pra se assistir mais de uma vez e refletir sobre cada personagem instigante dentro desse enredo!”, afirma.

Ainda sobre a pré-produção, Paulo Vidotti lembra que esse roteiro foi escrito por ele no início de 2021 e que, desde então, tem a expectativa de dirigi-lo. “Há anos idealizo o momento que verei Vale da Estranheza numa tela de cinema. E essa ansiedade tem me acompanhado também neste período de pré-produção, mas esse sentimento é minimizado ao ver a dedicação da equipe aos processos criativos. Ver tantos profissionais acreditando no roteiro e empenhados em levar esse sonho para as telas, me traz a tranquilidade que preciso para dirigir este curta-metragem.”

Apesar de Vale da Estranheza ter previsão de lançamento apenas em junho de 2023, Raylla Borges, produtora executiva do filme, afirma que o período de gravações será uma oportunidade de estreia para vários profissionais, que, apesar de se capacitarem ao longo dos anos, apenas neste projeto viabilizado pela Secretaria de Cultura, encontraram a oportunidade de exercer as funções que desejavam.

É o caso de Jaque Mazzardo e Manoel Vieira, que, respectivamente, assinam pela primeira vez a Direção de Produção e Direção de Arte de um curta-metragem, e também a estreia da própria Raylla que, apesar de ter acompanhado a produção executiva de outros projetos, assume pela primeira vez a responsabilidade pela função.

Sobre essa oportunidade de fornecer experiência a novos profissionais do estado, Jan Moura, Secretário Adjunto de Cultura, pontua que a cultura de fato é uma saída sustentável, criativa e potente para o desenvolvimento social e econômico da nossa sociedade.

“A oferta de oportunidades de experiências culturais para a população é um dever do estado e fomentar a rede produtiva do audiovisual além de gerar conteúdos relevantes para nosso povo, movimenta e aquece toda uma rede econômica que se beneficia destes recursos. Enquanto investimento a cultura gera renda, emprego, aquece a economia e ainda promove cidadania e sociabilidade", disse.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Givaldo gil 14/03/2023 às 00:00

    *eu tive o imenso prazer de assistir duas da cena deste filme esplêndido cujo uma é o rapaz de mochila pegando uma carona e a outra a mocinha em plena chuva deixada pelo táxi gravação na rodoviária de Cuiabá achei esplêndido esplêndido quero ser o fã número 1 desse filme...

  • Keisiane nascer 21/02/2023 às 00:00

    Magnífico esse projeto sempre enriquecendo a nossa cultura e nos trazendo conhecimento... Saber que Cuiabá fará parte disso me sinto feliz por essa oportunidade de mostrar nossa cidade e cultura... Adoraria participar disso... Parabéns a todos os envolvidos

 
Sitevip Internet