Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
21:35:11
informe o texto

Notícias / Cinema

24/02/2023 às 13:09

Da queda à redenção: assista a filmes fantásticos que salvaram a carreira de atores famosos

A indústria de Hollywood pode ser cruel para os artistas, mas alguns sabem se reinventar e dar a volta por cima

Paulo Henrique Fanaia

Da queda à redenção: assista a filmes fantásticos que salvaram a carreira de atores famosos

Foto: Cena de Trovão Tropical

A vida em Hollywood não é um mar de rosas. O artista pode estar no auge da carreira, mas basta um deslize ou uma crítica mais ácida e tudo desmorona. Esta semana, estreou em diversos cinemas brasileiros o drama “A Baleia”, filme responsável por trazer de volta às telonas o ator Brendan Fraser.

Nos anos 1990 e 2000, Fraser foi um dos queridinhos do público e da crítica estrelando franquias de sucesso como a trilogia “A Múmia”; a comédia “George, o Rei da Floresta” e dramas como “Crash” e “Coração de Tinta”. Infelizmente, Brendan passou por momentos difíceis na carreira, foi vítima de abusos por parte de figurões da indústria cinematográfica, o que o levou a uma depressão muito forte e o fez parar de atuar.

Foi em “A Baleia” que o ator viu a oportunidade de retorno e mostrou todo o seu talento, recebendo até mesmo uma indicação ao Oscar deste ano na categoria de 'melhor ator', em um trabalho definido pelos críticos como “uma atuação de uma era”. Para a alegria dos fãs, Brendan voltou e agora ocupa o espaço que merece.

A história de Fraser não é a única no cinema. Diversos atores já tiveram suas vidas e carreiras salvas por um filme. Alguns deles chegaram até a ser presos por abuso de drogas e álcool, porém deram a volta por cima e entregaram todo o talento nas obras que lhes reabriram as portas do estrelato. Na lista a seguir, o Entretê conta um pouco sobre esses filmes.

Programe-se, pegue o controle remoto e se jogue no sofá!

Homem de Ferro (Iron Man - 2008 – 126 min - Dirigido por Jon Favreau)

Tony Stark é um industrial bilionário e inventor brilhante que realiza testes bélicos no exterior, mas é sequestrado por terroristas que o forçam a construir uma arma devastadora. Em vez disso, ele constrói uma armadura blindada e enfrenta seus sequestradores. Ao voltar para os EUA, Stark aprimora a armadura e a utiliza para combater o crime.

Robert Downey Jr. foi um dos atores mais cobiçados de Hollywood durante a sua juventude, porém, devido ao abuso de álcool e drogas, o premiado ator chegou a ser preso, o que fez com que sua carreira despencasse e que ele se afundasse em dívidas. Por sorte, a Marvel estava produzindo “Homem de Ferro” e deu a ele uma chance de interpretar Tony Stark.

Downey Jr. não pensou duas vezes e agarrou com unhas e dentes o papel que salvou sua carreira e sua vida. Hoje em dia ele é a cara do universo cinematográfico da Marvel e deixou os fãs tristes com o fim trágico do herói em “Vingadores: Ultimato”. A carreira de Downey decolou desde então e ele passou a ser um dos atores mais bem pagos da indústria cinematográfica.

Porém, esse não foi o único filme que salvou a carreira dele.

Disponível na Disney+.



Deadpool (Deadpool - 2016 – 108 min - Dirigido por Tim Miller)

Wade Wilson é um ex-agente especial que passou a trabalhar como mercenário. Seu mundo é destruído quando um cientista maligno o tortura e o desfigura completamente. O experimento brutal transforma Wade em Deadpool, que ganha poderes especiais de cura e uma força aprimorada. Com a ajuda de aliados poderosos e um senso de humor mais desbocado e cínico do que nunca, o irreverente anti-herói usa habilidades e métodos violentos para se vingar do homem que quase acabou com a sua vida.

E mais uma vez, um super-herói salva o dia. Desta vez quem foi salvo foi a carreira de Ryan Reynolds que vinha colecionando um fracasso de bilheteria e críticas atrás do outro com os filmes “Blade: Trinity”; “Horror em Amityville”; “A Proposta”; o infame “Lanterna Verde” e o filme que destruiu sua carreira, “R.I.P.D – Agentes do Além”.

Reynolds é um exemplo de redenção e amor a um personagem, afinal, ele ajudou a acabar com a imagem do Deadpool quando interpretou o personagem em “X-Men Origens: Wolverine”, mas deu a volta por cima quando estreou o filme solo que repaginou o Mercenário Tagarela em 2016.

Disponível na Star Plus e Disney+.



Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction – 1994 – 154 min – Dirigido por Quentin Tarantino)

Assassino que trabalha para a máfia se apaixona pela esposa de seu chefe quando é convidado a acompanhá-la, um boxeador descumpre sua promessa de perder uma luta e um casal tenta um assalto que rapidamente sai do controle.

John Travolta foi um sucesso estrondoso nos anos 1970 após estrelar filmes como “O Garoto da Bolha de Plástico”; “Carrie, a Estranha”; “Os Embalos de Sábado a Noite” e “Grease”. Acontece que depois de virar o queridinho de Hollywood, o ator acabou fazendo algumas escolhas ruins e atuou em filmes que não foram bem recebidos pela crítica nem pelo público.

No ostracismo, foi somente em 1994 que ele recebeu o presente de Quentin Tarantino que o escalou para viver o simpático mafioso Vincent Vega. O filme reviveu a carreira de Travolta que passou a ser escalado em diversas produções futuras, o transformou em símbolo da cultura pop cultuado até os dias de hoje, como meme da internet e também como um dos dançarinos mais carismáticos da máfia!

Disponível na Globoplaye NetNow.



Trovão Tropical (Tropic Thunder – 2008 - 107 min –Dirigido por Ben Stiller)

Tugg Speedman, um ator muito famoso, se dirige para o sudeste asiático para participar de um dos filmes mais caros de todos os tempos. Porém, logo depois do início das gravações, ele e seus companheiros, Kirk Lazarus e Jeff Portnoy, se veem em meio a uma guerra de verdade no local das filmagens, a qual faz com que eles se tornem soldados de verdade.

Uma das melhores e mais insanas comédias já produzidas nos anos 2000, “Trovão Tropical” alavancou e salvou a carreira de dois atores. No mesmo ano que estrelou “Homem de Ferro”, Robert Downey Jr. entregou todo o seu talento para interpretar Kirk Lazarus, um ator australiano e egocêntrico que passa por uma cirurgia para interpretar um soldado negro. Downey Jr. rouba as cenas durante todo o filme e é responsável pelos melhores momentos em que seu grupo está em tela.

Já Tom Cruise não estava passando por momentos difíceis na carreira, mas, sim, na vida pessoal. O ator entrou para a Cientologia e ficou marcado por polêmicas entrevistas nas quais ele parecia estar completamente fora de si, o que acabou arranhando a imagem do artista. Em “Trovão Tropical”, Cruise aparece irreconhecível como o mal-humorado produtor Les Grossman, um ricaço sem escrúpulos que não tem medo de ameaçar grupos terroristas e dar socos em seus empregados.

Disponível na Apple TV.



Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância (Birdman or The Unexpected Virtue of Ignorance – 2014 - 119 min –Dirigido por Alejandro González Inarritu)

Por mais de 20 anos, o ator Riggan Thomson foi conhecido por interpretar Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, ao recusar-se a gravar o quarto filme com o mesmo personagem, sua carreira começa a decair.

Michael Keaton já havia interpretado Beetlejuice e até mesmo o Batman, por duas vezes, porém, tal qual o personagem Riggan Thomson, o ator acabou caindo no ostracismo e foi esquecido pelos produtores de cinema durante alguns anos. Foi o diferentão “Birdman” que salvou sua pele, lhe rendeu uma indicação ao Oscar e um prêmio no Globo de Ouro.

Disponível na Prime Vídeo, HBO Max e Star Plus.



De Volta ao Jogo (John Wick – 2014 - 101 min –Dirigido por Chad Stahelski)

John Wick é um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Após a franquia “Matrix”, Keanu Reeves não conseguiu emplacar outro grande sucesso, ao ponto de bater na trave com “47 Ronin”, que não é um filme ruim, mas não chega a ser memorável.

Ao encarar o desafio físico de interpretar o lendário John Wick, Reeves voltou a ser um dos atores mais queridos de Hollywood, tendo estrelado até mesmo em outras mídias como desenhos infantis e vídeo games de sucesso.

Disponível na Prime Video e Globoplay.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet