Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:11:23
informe o texto

Notícias / Música

28/02/2023 às 15:37

Pacha Ana apresenta o novo show ‘Motumbá’ nesta sexta no Teatro Zulmira Canavarros

O terceiro álbum da artista, que será lançado no show, tem uma pegada voltada ao samba de terreiro e é fruto das vivências dela no Candomblé a na Umbanda

Paulo Henrique Fanaia

Pacha Ana apresenta o novo show ‘Motumbá’ nesta sexta no Teatro Zulmira Canavarros

Foto: Divulgação

De volta aos grandes palcos cuiabanos, a musicista Pacha Ana apresenta um novo show com canções autorais, nesta sexta-feira (3), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a partir das 20h. O show é o lançamento do terceiro disco da cantora,“Motumbá”, queem iorubá (idioma falado em alguns países da África Ocidental, como a Nigéria) significa "bênção".

Mesmo jovem, Pacha Ana já é lendária na cena musical mato-grossense, sendo a primeira mulher do estado a gravar um disco de rap. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Com sete faixas e produção musical de Paulo Monarco, arranjos por Matheus Farias, com a participação de Paulinho Nascimento nas frequências graves pelas cordas do contrabaixo e baixo acústico, e Virgílio Batukada assinando a percussão, o novo álbum de Pacha inova com influências de ritmos afrobrasileiros como o samba de terreiro, ijexá, carimbó e pontos cantados.

As composições são frutos das vivências da artista no Candomblé e na Umbanda, religiões afrobrasileiras que marcam a vida e a carreira da artista. “Motumbá” traz canções cheias de sentimentos, vindas das raízes da cantora, dos encontros com o sagrado, um som sério e profundo, porém leve e dançante.

“Esse disco é a necessidade de me expressar e trazer o terreiro como pauta e trazer a musicalidade africana para os palcos”, conta a cantora. Pacha Ana destaca que, embora o disco traga uma sonoridade mais do samba, ela não irá abandonar o rap e o hip-hop abordados nos dois primeiros discos: Omo Oyá (2018) e Suor & Melanina (2021).

O show é uma amostra ao vivo do álbum que será lançado nas principais plataformas digitais no fim de março de 2023. Nos palcos, ao lado de Pacha, estarão nove músicos e o grupo de dança feminino Elementares do Quilombo, formado na comunidade quilombola Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães.

Além das práticas de matriz africana, as inspirações para “Motumbá” vem de cantoras negras da música brasileira como Luedji Luna, Xênia França, Juçara Marçal, Mc Tha, Leci Brandão e nomes importantes que já não estão mais entre nós, como Clara Nunes, Serena Assunção e outras grandes cantoras da música brasileira.

A produção do disco foi financiada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Estado do Mato Grosso (Secel/MT), por meio do projeto Conexão das Artes, realizado pelo Instituto Casarão das Artes, e contou com apoio do Favelativa e a Assembleia Social, por meio do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Serviço:
Show “Motumbá”

Data: Sexta-feira (3), a partir das 20h

Local: Teatro Zulmira Canavarros, anexo à ALMT, em Cuiabá.
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet