Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:48:15
informe o texto

Notícias / Cinema

14/03/2023 às 18:45

Instituto Saberes cadastra curtas sobre MT para cinema itinerante

Projeto sociocultural vai levar projeções a praças públicas, comunidades rurais e aldeias indígenas de Juína e região

Priscila Mendes

Instituto Saberes cadastra curtas sobre MT para cinema itinerante

Imagem ilustrativa

Foto: Banco de imagens

Cineastas de todo o país que tenham curtas-metragens produzidos em Mato Grosso estão sendo convidados para se inscrever no projeto sociocultural “Cine Saberes - Cinema Gratuito para Todos”, que está sendo conduzido pelo Instituto Saberes, instituição cultural de Juína. Os interessados devem preencher este formulário on-line.

A proposta é levar os trabalhos audiovisuais para praças públicas, comunidades rurais e aldeias indígenas de Juína e região, totalizando dez sessões.

A iniciativa busca promover o acesso gratuito das comunidades às produções, como forma de democratizar a exibição e, em razão de sua atuação sem fins lucrativos, não prevê pagamento pelas obras cadastradas, ou seja, o participante concorda em ceder para o projeto.

A chamada pública é para trabalhos cinematográficos produzidos em Mato Grosso que abordam sobre a história, o meio ambiente, o turismo e a cultura do Estado. Serão aceitos curtas-metragens de ficção, documentário e animação, com no máximo 20 minutos de duração e classificação livre.

Após o credenciamento, os filmes passarão por uma curadoria que irá selecionar as obras que serão projetadas. Serão contempladas as praças dos bairros Padres Duílio, Palmiteira e Módulo 6, haverá sessão no bairro Módulo 5 e nos distritos rurais Terra Roxa, Fontanillas e Filadélfia, e a itinerância terminará nas aldeias indígenas Primavera (povo Rikbaktsa) - divisa com Brasnorte, do povo Cinta-larga e Barranco Vermelho (povo Rikbaktsa).

O Cine Saberes é uma realização do Instituto Saberes, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral.

Mais informações: @institutosaberess.

Serviço
Chamada-pública para o Cine Saberes: cadastramento de curtas-metragens sobre Mato Grosso, com projeção itinerante em Juína e região
Ação sem contrapartida financeira
Formulário de inscrição: neste link

Mais informações:@institutosaberess
Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet