Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:04:41
informe o texto

Notícias / Literatura

19/03/2023 às 12:18

Alunos da rede pública produzem e-book sobre Chapada dos Guimarães

"Raízes do Conhecimento" traz estudos sobre o potencial histórico, ambiental e etnográfico do município turístico

Entretê

Alunos da rede pública produzem e-book sobre Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Contribuir para a ciência e despertar em jovens estudantes da Escola Estadual Cel. Rafael de Siqueira, localizada no município de Chapada dos Guimarães, a vocação para investigação sobre a importância do bioma Cerrado. Esses são os objetivos do E-book “Raízes do Conhecimento”, projeto viabilizado parcialmente com recursos, na ordem de R$ 53 mil, do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.Acesseaquio E-book.

De acordo com o promotor de Justiça Leandro Volochko, que atua em Chapada dos Guimarães, os recursos são provenientes de dois termos de ajustamento de conduta firmados na área do meio ambiente. Os acordos foram celebrados em procedimentos que investigaram denúncias sobre a exploração econômica de cavernas na região sem a regular apresentação do Plano de Manejo Espeleológico e irregularidades ambientais de imóvel rural.

O E-book “Raízes do Conhecimento” traz estudos sobre o potencial histórico, ambiental e etnográfico de Chapada dos Guimarães; a identidade Quilombola no município; uso de aplicativos na identificação de plantas com propriedades medicinais existentes no cerrado, entre outras informações.

No prefácio, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Caiubi Emanuel Souza Kuhn, ressalta que a iniciativa cria um caminho que interliga o conhecimento acadêmico e popular, a educação, a tradição e as regionalidades. “Projetos como esse possuem um grande poder de transformação, pois incentivam os estudantes a se dedicarem ao universo científico e a enxergarem o conhecimento e a pesquisa como um caminho cheio de oportunidades e descobertas”, escreveu.

Bapre

Instituído em 2020, o Banco de Projetos e Entidades foi criado com o objetivo de assegurar a centralização das informações em nível estadual e facilitar a viabilização e destinação de recursos oriundos da atuação institucional. De acordo com o Ato Administrativo que dispõe sobre o assunto, as iniciativas apresentadas podem contemplar o desenvolvimento de ações específicas, entrega de produtos, serviços ou resultados. Iniciativas que contribuam para o fortalecimento das instituições que atendam a defesa de direitos ou interesses difusos ou coletivos também podem ser inscritas.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luziana 20/03/2023 às 00:00

    Projeto desafiador, contudo como idealizadora do projeto e autora/organizadora do e-book, não medimos esforços para promover a execução e valorização da pesquisa na escola. Parcerias importantíssima como o Brape/MP e da FAPEMAT, nos auxiliaram nestes processos. Minha gratidão às instituições públicas de fomento, e principalmente ao promotor de justiça de Chapada dos Guimarães, Dr. Leandro Volochko, por ser sensível a nossa causa e por converter um dano causado ao meio ambiente em investimento em educação, de iniciação científica, antes mesmo da academia, para jovens estudantes segundanistas, da rede pública de ensino de nosso Estado.

 
Sitevip Internet