Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:02:59
informe o texto

Notícias / Literatura

22/03/2023 às 10:45

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora aniversário com evento gratuito

A festa acontece nesta sexta, com foco na história da instituição

Entretê

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora aniversário com evento gratuito

Foto: Secom/MT

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) comemora os 111 anos de fundação nesta sexta-feira (24) com um evento voltado para a história da instituição. No dia, o público que visitar o espaço cultural poderá assistir a uma palestra do historiador Suelme Evangelista Fernandes, às 9h, que trará uma retrospectiva da biblioteca, reconhecida por ser a primeira de Mato Grosso. Além disso, haverá distribuição de livros e visita mediada.

O aniversário de fundação da Biblioteca Estevão de Mendonça é no dia 26 de março, mas neste ano a comemoração será antecipada para o dia 24. Ela foi inaugurada em 1912 e está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá.

É considerada a maior biblioteca pública de Mato Grosso, com aproximadamente 70 mil volumes em obras impressas e acervo informatizado, classificados em coleções temáticas: Mato Grosso, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

“A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça é um importante espaço de difusão de conhecimento e da cultura. Está localizada na região central, com fácil acesso, em um prédio histórico e arejado, onde o público pode desfrutar de um momento de lazer. Além disso, oferece diferentes serviços para a população como visitas mediadas, salas de leitura, empréstimo de livros e laboratório de informática”, destaca a gerente da instituição, Elienes Moreira.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e está localizada na Rua Antônio Maria, 151, centro de Cuiabá. O evento de comemoração dos 111 anos está sendo realizado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet