Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:41:08
informe o texto

Notícias / Literatura

25/03/2023 às 15:01

Biblioteca Estadual inaugura estátua em homenagem ao historiador Estevão de Mendonça

Entrega do monumento fez parte da programação de aniversário dos 111 anos de fundação do equipamento cultural da Secel-MT

Entretê

Biblioteca Estadual inaugura estátua em homenagem ao historiador Estevão de Mendonça

Foto: Secom - MT

Referência para a história e cultura de Mato Grosso, a Biblioteca Pública Estadual inaugurou nesta sexta-feira (24) a estátua que ilustra e homenageia o historiador Estevão de Mendonça, primeiro diretor da instituição que também leva seu nome. A entrega do monumento fez parte da programação de aniversário dos 111 anos de fundação do equipamento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“A biblioteca é um patrimônio da sociedade mato-grossense, um espaço que é fonte de conhecimento, de informação e de cultura. É uma honra estarmos aqui celebrando sua história com a entrega dessa homenagem ao Estevão de Mendonça, e que também marca a localização tão representativa da biblioteca, em um prédio histórico bem no centro de nossa capital”, destacou Jan Moura, secretário adjunto de Cultura da Secel.

A estátua identifica a existência da Biblioteca Estadual em um dos mais imponentes prédios do Centro Histórico de Cuiabá, o Palácio da Instrução. Produzida pelo artista plástico Elias Santos, o tributo à personalidade pública passa a ser também um ponto para eternizar memórias em fotos de visitantes.

Além da entrega do monumento, a programação de aniversário contou ainda com apresentação da Banda Musical da Polícia Militar de Mato Grosso e com uma palestra do historiador Suelme Evangelista Fernandes. Dentre os convidados, estiveram presentes no evento historiadores, educadores, estudantes e a neta de Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre Mendonça.

“Todos nós da equipe da biblioteca celebramos com muita alegria essa data. Temos orgulho por atuar nessa instituição de forte influência histórica e cultural, de interação e de convivência da comunidade. Que a Biblioteca Estevão de Mendonça continue sendo um lugar de referência para todos aqueles que buscam aprender”, enalteceu a gerente da Biblioteca, Elienes Moreira.

Histórico e funcionamento

A Biblioteca Estadual foi criada por meio do Decreto 307 de 26 de março de 1912. Desde sua fundação, a então Bibliotheca Pública do Estado passou por outros cinco endereços localizados no centro da capital, Cuiabá, até ser instalada no Palácio da Instrução, em 1975, onde permanece até hoje.

Foi em 1982, em homenagem ao seu primeiro diretor e organizador, que recebeu a denominação de Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Criada com um acervo de cerca de 1 mil exemplares, a instituição abriga hoje, aproximadamente, 75 mil volumes divididos nas coleções temáticas: Literatura, Mato Grosso, Indígena, Afro, Infantil, Arte, Obras raras, Braille, Periódicos, Multimídia, Assuntos Gerais, Especial e Obras de referência.

O equipamento cultural é uma das unidades administrativas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e conta com uma equipe de profissionais das áreas da biblioteconomia, pedagogia e educação, além de técnicos e estagiários. ODecreto 1.302/2022estabelece as diretrizes de seu funcionamento.
Da Secom-MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet