Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:12:29
informe o texto

Notícias / Cinema

29/03/2023 às 12:10

Fecomércio lança documentário sobre história da viola caipira nesta sexta

A obra é o primeiro produto de uma série documental idealizada pela instituição

Entretê

Fecomércio lança documentário sobre história da viola caipira nesta sexta

Foto: Sesc/MT

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), exibe pela primeira vez, o documentário "Sistema Fecomércio-MT Apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira", nesta sexta-feira (31), em Poxoréu. Produzido pelo Sesc-MT, o filme conta a história da viola caipira, reúne grandes nomes do meio artístico e discorre sobre o "Encontro Nacional de Violeiros" que é promovido na cidade.

A obra é o primeiro produto de uma série documental idealizada pela Fecomércio-MT que investiga gêneros e instrumentos musicais brasileiros. Nesta primeira edição, a viola caipira é a protagonista, com destaque para as origens portuguesas até a consolidação como parte fundamental na cultura no interior do país.

Com mais de 20 vozes consagradas no cenário nacional como Almir Sater; João Carreiro; Bruna Viola; Breno Reis e Marco Viola relatando sua relação com o instrumento, o longa-metragem comprova a inserção da viola caipira na música popular, na mídia e no inconsciente coletivo.



Já a contribuição dos estudiosos, instrumentistas e professores Roberto Corrêa; Wesley Cardoso Martins; André Balbino e Pedro Barbosa, responsáveis pelo embasamento teórico da narrativa, evidencia a importância de se preservar e perpetuar a cultura da viola caipira como parte da história de Mato Grosso.

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, explica que no evento de lançamento será exibida a versão reduzida do documentário, com 38 minutos de duração. “O filme completo será exibido no próximo dia 13 de abril, no Sesc Arsenal em Cuiabá. Após as exibições, o documentário estará disponível no Youtube do Sesc Mato Grosso”, revela Serotini.

Feira Cultura e Gastronômica e Música Ao Vivo

A noite de lançamento de "Sistema Fecomércio-MT Apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira" conta com outros atrativos: culinária típica e artesanatos na "Feira Cultura e Gastronômica – Bulixo", a partir das 18h e a apresentação musical da dupla Pâmella Viola e Karoline, após a exibição do documentário.

A poxoreana Pâmella Paulino da Silva, ou Pâmella Viola, como é conhecida, é uma das personagens que aparecem na produção audiovisual como uma revelação contemporânea da música caipira. No evento do próximo dia 31, a cantora e compositora se apresenta ao vivo com Karoline, sua dupla há oito anos.

Além de carregar o instrumento em seu nome artístico, a jovem possui uma relação especial com o Encontro Nacional de Violeiros. Foi na edição do evento em 2009, aos 10 anos de idade, que a cantora conheceu e se apaixonou pela viola caipira.

“Quando chegamos na Concha Acústica e eu ouvi o som das violas, me apaixonei imediatamente. Eu já fazia aulas de violão na igreja, mas naquele momento percebi que era com a viola no peito que eu iria trilhar meu caminho”, lembra com nostalgia a cantora e compositora, que há sete meses faz parte do quadro de analistas do Sesc Poxoréu ministrando aulas de viola.

O evento de estreia do documentário antecede o "19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu", que ocorre entre os dias 28 e 30 de abril.

Serviço
"Feira Cultural e Gastronômica Bulixo"
Onde
:Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu – MT)
Data: Sexta-feira (31), às18h
Entrada Gratuita

Lançamento do documentário "Sistema Fecomércio-MT apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira"
Onde:Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu – MT).

Data: Sexta-feira (31), às18h30.
Entrada Gratuita
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet