Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:00:23
informe o texto

Notícias / Literatura

30/03/2023 às 18:27

Autora de MT lança livro com registro histórico do abastecimento em Cuiabá

"Água de Beber" é resultado das pesquisas da escritora para sua dissertação de mestrado

Entretê

Autora de MT lança livro com registro histórico do abastecimento em Cuiabá

Foto: Divulgação

No mês de celebração mundial ao Dia da Água, foi lançado o livro “Água de beber: abastecimento e uso no espaço urbano de Cuiabá (1780 – 1886)”, da jornalista e historiadora Neila Maria Souza Barreto, apresentando um período histórico da capital mato-grossense.

A obra, publicada pela editora Entrelinhas, resgata os registros e memórias do uso da água em Cuiabá na época da formação da vila colonial e cidade imperial. O lançamento ocorreu na quarta-feira (29), no Memorial da Água “Eng. José Luiz de Borges Garcia”, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.

Publicado com apoio da Águas Cuiabá, “Água de Beber” é resultado dos estudos que a escritora realizou para sua dissertação de mestrado e evidencia a importância estratégica da água para a construção da tricentenária capital. “O livro surgiu de uma inquietação minha. Fazer o mestrado por si foi um grande desafio. O “Água de Beber” é resultado de uma vivência do dia a dia com a água”. A autora relembra os mais de 30 anos em que trabalhou como jornalista no saneamento.

Políticas públicas de abastecimento de água no município entre o fim do século XVIII e o fim do século XIX também são relembradas como ferramentas importantes para a criação de sistemas de captação e distribuição de água na cidade. Pouco mais de 130 anos depois, o setor viveu grandes transformações em termos tecnológicos e de gestão, passando de Sanemat para Sanecap, até o início da concessão em 2012.

Em 2017, a Iguá Saneamento, por meio da Águas Cuiabá, assume os serviços no município. Acompanhando as mudanças ao longo do tempo, a água da bacia do rio Cuiabá segue sendo utilizada no abastecimento da população cuiabana.

O livro conta com um posfácio assinado pelo então diretor-geral da Águas Cuiabá e atual diretor de engenharia da Iguá Saneamento, William Figueiredo, que apresenta os sistemas de abastecimentos na capital, estruturas de atendimento e os investimentos realizados.

Sobre a autora

Neila Barreto é membro da Academia Mato-grossense de Letras, mestre em História pela UFMT (2005), graduada em Letras pela UFMT (1978) e bacharel em Jornalismo pelo IVE (1995). Especializou-se em Ciências Políticas pela Univag (1998). Foi professora do Estado de Mato Grosso e do IVE. Tem experiência em pesquisa, com ênfase em História Institucional, Memória, Genealogia e Biografias. Atuou como jornalista da Sanemat e Sanecap. É escritora e documentarista. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet