Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:39:21
informe o texto

Notícias / Artes

05/04/2023 às 11:42

Orquestra Sesi MT e Coro Experimental homenageiam Cuiabá neste sábado

Tendo como tema “Uma Páscoa Cuiabana”, o concerto terá repertório sacro do cancioneiro mato-grossense e canções tradicionais da cuiabania

Entretê

Orquestra Sesi MT e Coro Experimental homenageiam Cuiabá neste sábado

Foto: Assessoria

Uma homenagem aos 304 anos de Cuiabá, com todo sentimento de esperança e amor que a Páscoa nos traz. Isso é o que promete o espetáculo musical que une os músicos da Orquestra Sesi Mato Grosso e os cantores do Coro Experimental MT (CEMT), na terceira edição de 2023 do “Sesi no Parque”. O evento será realizado no sábado (8), às 19h, no deck do Parque das Águas, na Capital. A entrada é gratuita.

Tendo como tema “Uma Páscoa Cuiabana”, o concerto terá repertório sacro do cancioneiro mato-grossense e canções tradicionais da cuiabania. A participação especial fica por conta da solista convidada, a compositora, instrumentista e poeta, Vera Capilé, além da cantora Akane Izuka.

O CEMT vai mostrar um pouco do ecletismo apresentando peças como “Salve Regina”, de autoria de Jefferson Neves e algumas pérolas do cancioneiro cuiabano como “Sou de Cuiabá”, o arranjo especial do maestro para outros sucessos da música regional reunidos sob o título “Sabores cuiabanos” e uma fusão de “Pixé/Cachimbocó”.

“Estamos extremamente felizes com a oportunidade de subir ao palco com a Orquestra Sesi MT pela primeira vez e poder brindar o público com uma apresentação que fará jus à beleza e à cultura de nossa capital tricentenária”, comenta Neves.

De acordo com o maestro da Orquestra Sesi MT, o público poderá apreciar ainda música instrumental armorial de Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, e Cussy de Almeida. “Composição que faz tributo aos cantos gregorianos, com melodia que passeia entre o baião, o xote e o xaxado nordestinos”, explica.

O Coro Experimental MT

Criado em 2017 para participar de um concerto em homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos, o CEMT nasceu com o desejo de experimentar novas formas de fazer canto coral. Sob a direção e regência de Jefferson Neves e Tuanny Godoi, tem como principais características a irreverência e a diversidade, que marcam o repertório apresentado a cada evento. Desde sua criação, foram vários espetáculos temáticos, entre eles, “A Tempo”, “Canção Postal”, “Somos Coro Experimental”, “Studio 90”, “Cuiabá Acappella”, “O Poder da floresta” e, mais recentemente, “Expresso Pantaneiro”.

As solistas

Vera Capilé vem de uma família de seresteiros, violeiros e músicos da velha guarda, o que proporcionou à artista cantar em público pela primeira vez aos cinco anos e começar a aprender acordeom aos 11 anos, idade em que se mudou para Cuiabá. Na capital, logo se envolveu com música, cantou em programas de rádio como “A Voz do Oeste”, chegando a apresentar um programa na emissora. Lançou o primeiro álbum em 1998, intitulado “Cuiabá, Um Canto de Amor”. Com cinco álbuns na bagagem, incluindo um infantil e outro com o Trio do Mato, a artista já fez shows em diversos estados do Brasil e até na França, sempre divulgando a cultura mato-grossense.

Akane Izuka nasceu em Osaka, Japão, e se radicou em Cuiabá há cerca de oito anos. Tem um repertório marcado pela bossa nova, samba, jazz e canções regionais mato-grossenses. Atualmente, ele vive e respira música, canta em diversos restaurantes da Capital, faz apresentações em casamentos, aniversários e festas particulares. É cantora fixa da Orquestra do Sesi, além de fazer participações nas apresentações de chorinho e samba com a Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso.

A Orquestra Sesi MT

A Orquestra Sesi MT foi criada em 2019 e é a primeira orquestra de Câmara profissional do Estado. A formação conta com músicos que atuam na educação musical e integram o quadro de professores do Sesi Escola. Violinos, violoncelos, viola de arco, percussão, canto e viola de cocho integram o grupo.

O Sesi no Parque é uma realização Sesi MT e Prefeitura de Cuiabá e conta com apoio cultural da TV Centro América.

Serviço:
O que
: Sesi no Parque - Concerto Uma Páscoa Cuiabana, com Orquestra Sesi MT e Coro Experimental MT
Quando: Dia 8 de abril, às 19h
Onde: Parque das Águas - localizado na Av. Hermínia Torquarto da Silva, no Centro Político Administrativo
Entrada gratuita.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet