Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:00:29
informe o texto

Notícias / Fim de semana

16/11/2023 às 17:45

LITERATURA E DIVERSÃO

Vencedores do ‘Prêmio Sesc de Literatura’ falam sobre obras e vivências em feira literária

A terceira edição da Festa Literária do Sesc será realizada, simultaneamente, em Cuiabá e Rondonópolis, entre 16 e 19 de novembro

Entretê

Vencedores do ‘Prêmio Sesc de Literatura’ falam sobre obras e vivências em feira literária

Foto: Divulgação

Neste sábado (18), os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 estarão no Sesc Arsenal, em Cuiabá, às 19h, para falar sobre suas obras e vivências, durante a “Festa Literária do Sesc” (FliSesc). O evento recebe os escritores Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, que venceram nas categorias conto e romance, respectivamente, para um debate sobre os temas.

Pedro é de Abaetetuba, Pará, cresceu em contato com a literatura artesanal feita por escritores da região, que enalteciam o folclore amazônico e ribeirinho. Hoje, aos 37 anos, o analista judiciário e doutor em Psicologia é autor do livro “Corpos Benzidos em Metal Pesado”.

A obra reúne contos que formam um mosaico da região norte do Brasil, em todas as suas facetas: a floresta, os indígenas, a industrialização, a precarização das cidades, a violência com os desfavorecidos, a desigualdade e a comunhão com a natureza.

“O livro nasceu da junção de vários acontecimentos, a violência política, principalmente contra as minorias LGBTQIA+, negros, indígenas e quilombolas; o episódio dos grandes incêndios florestais no Pará, entre 2018 e 2019; e os grandes impactos ecológicos nos rios e florestas da região onde resido, causados por um polo industrial a partir da poluição por metais pesados”, explica Pedro.

Já Taiane se encantou pela literatura ainda criança, época em que sua mãe lhe contava histórias, mas foi somente na faculdade que se tornar escritora passou a ser um objetivo. Hoje, graduada em Letras e também em História, a gaúcha, de 35 anos, é autora do romance “Mikaia”.

O livro narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O desenrolar da trama trabalha a memória entre as tentativas em recuperar um passado roubado e a resistência em renunciar a uma infância inventada e cultivada às custas do esquecimento.

“Mikaia” foi fruto da tese de Taiane, doutora em Escrita Criativa. “A imagem de uma mulher dançando no centro de uma roda me acompanhou por anos. Meu trabalho foi descobrir quem era essa mulher, e do questionamento surgiu o desafio de escrever uma narrativa de ficção onde eu pudesse desenvolver literariamente temas e conceitos que já vinha estudando ao longo de todo meu percurso acadêmico, em especial o conceito da memória”, explica.

Desde abril, Pedro e Taiane têm viajado para divulgar suas obras e ambos definem a experiência como enriquecedora. “É muito bonito encontrar leitores de diversas regiões do país e descobrir tanta coisa em comum. É uma grande alegria participar da FliSesc em Cuiabá, estou bastante entusiasmado e curioso para descobrir quais pontes serão construídas entre o meu livro e os leitores”, diz Pedro.

FliSesc

A terceira edição da Festa Literária do Sesc (FliSesc) será realizada nas unidades Sesc Arsenal, em Cuiabá, e Rondonópolis, simultaneamente, entre os dias 16 e 19 de novembro. O tema do evento será “De Encontro aos Elementos da Natureza” e contará com apresentação de teatro, música e literatura, oficina de lettering, feiras literárias, debates e palestra com autores. Confira a programação completa aqui.

O evento busca incentivar, fomentar e potencializar as práticas literárias em suas diversas manifestações, por meio de um intercâmbio cultural.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet