Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:30:49
informe o texto

Notícias / Literatura

28/04/2023 às 11:14

Live, nesta sexta, relembra poema de Silva Freire em homenagem a Cuiabá

A conversa será transmitida ao vivo no canal da Casa de Cultura Silva Freire no YouTube

Entretê

Live, nesta sexta, relembra poema de Silva Freire em homenagem a Cuiabá

As debatedoras

Foto: Divulgação

“Cidade-coração-carícia”, esse era um dos nomes carinhosos que o poeta Silva Freire usava para se referir à querida Cuiabá. Ele também chamava a cidade de “pátria do meu coração” e quando assinava seus croni-contos, utilizava a expressão “bom clima de Cuiabá”.

Tudo na cidade o encantava, mas, principalmente, a história e patrimônio cultural, por tantas vezes exaltados em suas obras. Esse é o tema da live “Conversas ao pé do cajueiro”, que homenageia a capital mato-grossense, nos seus 304 anos. A conversa será realizada no dia 28 de abril, a partir das 17h, e transmitida ao vivo no canal da Casa de Cultura Silva Freire no YouTube. No mesmo canal, é possível conferir todas as edições anteriores.

Assim como em outras conversas, um poema de Silva Freire é ponto de partida. Desta vez, é o “Meu chão... Pássaro Implume”, uma de suas principais obras, na qual exalta as sutilezas da cidade perceptíveis aos olhos do poeta. Da prosa mediada pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral participam como convidadas a arquiteta Mária Bárbara, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, Ana Vittori Frigeri, arquiteta urbanista, e a professora doutora em arquitetura Doriane Azevedo.

Uma história de amor

Benedito Sant'Anna da Silva Freire nasceu no dia 20 de setembro de 1928, em Porto de Fora, vila próxima à Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger (MT). Mas ele foi registrado em Cuiabá, onde viveu e faleceu no dia 11 de agosto de 1991, aos 62 anos. Foi advogado, jornalista cultural, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Colaborou para a formação cultural brasileira e para história política, educacional e literária mato-grossense, tendo sido preso e cassado em seus direitos políticos pela ditadura militar.

O poeta Silva Freire morou durante a infância e adolescência em uma casa no entorno da Praça da Mandioca situada à rua Pedro Celestino (Rua de Cima) esquina com a Travessa 12 de outubro.

Serviço
Casa Silva Freire apresenta live “Conversas ao pé do cajueiro”
Data: Sexta-feira (28), às 17h
Transmissão on-line: youtube/@casasilvafreire

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet